A Impressão Digital Têxtil e softwares 3D para a amostragem no mundo da moda são um encaixe perfeito. À medida em que os designers fashion buscam por soluções de fabricação viáveis e sustentáveis, designers e fabricantes estão se voltando cada vez mais para a impressão digital têxtil e software de simulação 3D de produto para fornecer o background estético e prático para as suas criações.
Estético porque na Impressão Digital não há limites ou fronteiras para a criatividade. As cores disponíveis são contadas em milhões e não há limites práticos de escala. A Impressão Digital pode, por exemplo, reproduzir fielmente os muitos e sutis tons de uma folha de rosa, em qualquer tamanho ou escala, da menor ao maior em qualquer volume. Assim que o arquivo digital é criado, a amostra pode ser impressa sob demanda e fabricada em qualquer lugar.
Prático porque o software 3D, em conjunto com a Impressão Digital Têxtil, oferece velocidade e energia ao processo do design e a habilidade de produzir amostras literalmente dentro de minutos após a concepção.
Legenda: No mundo Fashion, qualquer que seja o produto, qualquer que seja o mercado; Haute Couture of High Street, amostra eficiente e sustentável é a chave. Crédito da imagem: Richard Quinn.
Legenda: O processo de amostra permite ao designer avaliar a viabilidade comercial de cada peça ou criação em sua origem, e então modificar ou descartar o conceito conforme apropriado. Crédito da imagem: Richard Quinn.
Um workflow digitalizado usando softwares como Optitex, Gerber, Letra ou Bronzwear permite ao designer preparar Toiles virtuais (amostras de roupa), a qual existe apenas virtualmente, e digitalizar na tela, sem a necessidade de uma amostra física costurada antes da aprovação.
Disponível como simulações 3D, o designer pode afinar a peça de roupa para ajustar, estilizar e também aplicar o padrão da arte impressa. Definindo a escala do padrão de impressão ou a escolha do tecido, pode exibir um “gêmeo virtual” da peça final na tela em tempo real. Como um “gêmeo digital”, a peça pode ser aprovada remotamente e enviada na cadeia de fornecimento para produção, economizando tempo e recursos preciosos.
Se a flexibilidade e velocidade do processo digital não pode ser enfatizada o bastante, a produção de amostras digitalizadas oferece uma alternativa sustentável para as indústrias de Moda, Lazer e Vestuário Esportivo. Aproveitada pelo designer como tecnologias que facilitam a eficiência, os fluxos de trabalho criativos foram abraçados pelos mundos da indústria fashion e pelas passarelas, que estão repletas de coleções impressas digitalmente.
Mary Katrantzou começou a sua jornada digital há mais de dez anos. Sua primeira coleção Pret a Porter foi lançada durante a London Fashion Week em 2008, e com o patrocínio do Conselho Britânico de Moda, a marca dela foi ganhando força ao longo dos anos.
Katrantou apresentou coleções inspiradas nos trabalhos de Rene Magritte, fragmentos da Design Publications, e seu trabalho incorpora volume, profundidade e perspectiva, onde as marcas de roupas utilizam a liberdade criativa do processo de impressão em painel digital para criar uma qualidade de três dimensões em suas coleções.
“Com a impressão digital, você tem a engenharia de precisão, onde tudo é marcado ao redor do corpo de maneira perfeita”, Mary Katrantzou
Muitos seguiram o caminho dela utilizando a tecnologia digital como um componente essencial para suas coleções, e talvez o mais notável nos últimos anos seja Richard Quinn. Richard primeiro criou uma agitação com seu programa de pós-gradução em Central Saint Martins, Londres. Em 2016, Richard venceu o prêmio internacional H&M Design, e foi destaque na revista Vogue, endossado pela supermodelo Adwoa Aboah no Instagram, e foi marcado como um influencer cultural para acompanhar pela revista Dazed, pelo The Sunday Times e pelo British Fashion Council.
Com a ajuda da tecnologia de sublimação da Epson e seu conhecimento, a estrela de Richard esteve em ascensão. E seu estúdio foi central para este sucesso. Concebido por Richard para ser um hub criativo para trabalhar e explorar, o estúdio de Londres está equipado com uma impressora sublimática Epson SureColor SC-F9200.
A impressora digital sublimática fica ao lado das linhas manuais de serigrafia e permitiu a Richard criar e produzir suas coleções têxteis de ponta em sua totalidade - do esboço inicial até o primeiro passo na passarela.
Legenda: Richard e os técnicos da Epson formaram uma estreita parceria, com Richard aprendendo como levar a SureColor SC-F9200 ao máximo de sua flexibilidade, e a Epson aprendendo de um novo pioneiro da moda como ultrapassar os limites na indústria fashion. Crédito da imagem: Richard Quinn.
A facilidade de uso, confiabilidade e habilidade de imprimir em muitos diferentes substratos da Epson SureColor SC-F9200 deu vida às coleções brilhantes e vibrantes de Richard - algumas delas possuem até peças impressoras em foil.
“Eu amo a Surecolor porque ela produz uma qualidade superior em têxteis impressos”, diz Richard. “Eu usei as impressoras Epson para a minha coleção na gradução e era importante que eu tivesse uma aqui em meu estúdio trabalhando dia e noite, produzindo cores vibrantes, e capturando todos os detalhes finos e texturas que eu quero. Esta máquina flexível me dá a liberdade de experimentar muitos diferentes tecidos e novos substratos. Tem sido ótimo poder criar um design têxtil, imprimir e criar uma roupa - tudo no meu estúdio e em questão de horas”.
A Impressão Digital Têxtil para o mercado fashion está avançando em todas as frentes e em todas as passarelas pelo mundo, em Londres com IA Design, Simone Rocha, Dries van Noten, Peter Pilotto e Hussein Chalayan, em Paris com Anrealage e Issaye Miyake e em Milão com Laura Strambi.
É uma história de sucesso de avanço com a Impressão Digital Têxtil no mercado fashion, definido por design mas também por um bom senso comercial.
Como a fabricação sustentável torna-se um fator para mudança, os fabricantes de vestuários e produtos têxteis se veem cada vez mais forçados a encontrar maneiras de controlar sua cadeia de suprimentos.
O fluxo de trabalho digitalizado encontra as demandas de uma cultura sustentável. A impressão digital têxtil e as soluções aplicadas de software seguem demonstrando como controlar custos e aumentar a agilidade e diversidade do inventário das marcas fashion. O controle de estoque e a produção sob demanda oferecem um modelo de negócio sustentável utilizando tecnologias digitais.
O bom senso econômico está encontrando estas novas estradas no mercado para aumentar a lucratividade e entregar diversidade de produto, com a Impressão Digital Têxtil liderando esta Revolução Fashion.
À medida em que os benefícios indiscutíveis da Impressão Digital Têxtil são compreendidos por todos, dos menores negócios às grandes marcas, as tecnologias digitais vão continuar a ganhar força como potência de design, tornando-se um componente essencial do modelo de negócios da moda do futuro.
Postado em FESPA.com