Por Andy Rogers para FESPA.com
Nesta era digital incrivelmente eficiente e conveniente, por que nós ainda estamos pendurados na impressão? Você pode não acreditar que este é o caso, mas é verdade.
Pesquisas mostram que:
46% dos usuários de internet dos Estados Unidos disseram que eles só leem livros impressos (1)
56% de todos os consumidores acreditam em marketing impresso mais do que qualquer outro método de publicidade (2)
Na média, leitores de uma marca de revista gastam de 20 a 25 minutos com ela, diferente do que os dois minutos que você gasta no online. (3)
Então eu pergunto novamente, por que nós não apenas deixamos a impressão seguir em frente? Impressão é como um relacionamento, nós continuamos voltando a ela apenas por uma razão: a forma como ela nos faz sentir. Cada relacionamento que temos, nós estamos por conta de alguma conexão emocional. Quando bem feito, sua mídia impressa pode evocar quase todas as emoções, as quais resultam em aumento da eficiência de sua publicidade.
Impressão: a experiência sensorial
Como a impressão é tangível, ela estimula nossos sentidos. Ter o peso da impressão em sua mão já estabelece uma conexão, que por sua vez transfere esta credibilidade para o conteúdo. Agora é hora da própria impressão por si só construir o relacionamento, desencadeando nossos sentidos.
A experiência sensorial começa com o sentir do papel, seguido pelo cheiro da tinta ou adição de aroma, o som das páginas enquanto você as vira, mesmo as cores e imagens usadas podem te despertar os sentidos. Você já "acariciou" um folheto ou uma capa que tinha um acabamento de veludo? Ou inalou o cheiro de um livro novo? Então você sabe exatamente do que eu estou falando!
Já foi demonstrado que "quando marcas apelam para mais do que três sentidos, a eficiência de publicidade aumentará em 70%". (4). Isto faz total sentido quando você pensa sobre o assunto. Se um folheto tiver papel de qualidade, você pode até notar esta qualidade favorável e seguir em frente.
No entanto, se aquele impresso também tem uma capa laminada de toque suave, um design que salte, incluindo aromas para se engajar, e tem um conteúdo útil que é relevante a você, você será mais suscetível a se deliciar na experiência sensorial e se tornar um consumidor leal! A impressão deve ser sobre levar as pessoas a uma jornada, não apenas educa-la.
Por que evocar emoções no marketing é tão poderoso
1 - Impressão é mais memorável
Nós todos sabemos que nós temos tendência a lembrar mais as coisas que nós fizeram sentir mais forte. Isto é exatamente igual para a impressão. Por exemplo, na medida em que clientes sentem ou cheiram a sua impressão, estas memórias táteis serão sempre associadas a você.
Com qual frequência você inalou aleatoriamente um cheiro em particular e isto te levou a uma memória antiga? Nós sempre temos, e é esta nostalgia que é atualmente a emoção mais poderosa que nós podemos evocar.
O impresso em particular é uma grande forma de estimular a nostalgia, fazendo seus clientes lembrarem dos dias em que as coisas eram mais simples. Na medida que eles agora associam esta simplicidade ao que você oferece, eles são mais prováveis de te escolher para fazer com que eles sigam sentindo desta forma. Quando você evoca as emoções das pessoas, isto faz você, seus serviços e sua mensagem mais memoráveis.
2. Impressão engaja mais
Além de atrair nossos sentidos, a impressão também atrai nossas mentes. Hoje, nós temos a tendência de usar a internet para encontrar respostas para quase tudo, mas onde nós vamos pensar sobre quais questões nós devemos perguntar? Aí é onde a impressão entra!
Quando nós ficamos tão absorvidos em um artigo de jornal ou texto de um livro, o conteúdo nos faz ter tantas perguntas que nós sentimos a necessidade de dar um passo atrás para digerir o que acabamos de ler. Este é onde você irá se encontrar recostando-se em sua cadeira olhando para o horizonte.
Você se parece assim quando lê algo online? Não frequentemente. Eu normalmente tendo a baixar a tela do computador quando eu estou lendo, e esqueço o que eu li logo depois.
Quando as pessoas leem informações em uma tela, elas frequentemente encontram maior dificuldade para digerir. Isto é porque ela causa um "efeito de cintilação" com seus olhos, fazendo com que você digitalize informações que são mais difíceis para o seu cérebro processar. Ao não processar tudo o que você lê, não é de se admirar que nós voltamos a imprimir para se engajar e nos perguntarmos aquelas questões difíceis.
3. - Impressão pode ser mais pessoal
Quando mais personalizada a experiência, mais feliz o cliente.
Como eu disse anteriormente, a tangibilidade da impressão é o que a torna crível para nós, e sem que nenhuma das partes percebem, isto é tudo o que você precisa para formar um relacionamento pessoal entre si. Quando você tem material impresso, tudo com uma marca consistente, isto imediatamente estabelece verdade. Você, depois de tudo, tomou tempo e esforço na criação destes materiais de qualidade, então o cliente sabe desde o começo que você é sério sobre o seu negócio.
Você pode então estabelecer este relacionamento ao enviar impressões personalizadas, como cartões de agradecimento. A construção de confiança é essencial para a sua empresa. Ele é uma das emoções mais fortes que solidificam um relacionamento, e uma vez comprometido não pode ser consertado.
A impressão pode também te deixar mais pessoal. Ao simplesmente incluir uma imagem de si em sua impressão, isto lembra as pessoas que há um rosto atrás de sua empresa. As pessoas amam pessoas, então elas são mais suscetíveis a seguir você como uma pessoa do que sua empresa. E, é claro, por último, pessoas compram de pessoas.
4. Impressão te coloca à frente de seus competidores
Embora nós desejemos estar atualizados e na moda, nós também amamos quando algo que é "retrô" se torna "tendência" novamente. Como gadgets eletrônicos, a mídia social e conteúdo online são todos parte de um marketing moderno, o que excita marqueteiros e compradores de hoje é algo diferente! Entre, imprima! Com tantas formas diferentes de usar, é uma excitante ferramenta de marketing para brincar. E o que acontece quando os clientes estão felizes? Eles compram.
5. Impressão atravessa o ruído digital
Com mais e mais pessoas ativamente escolhendo se desconectar, este é um problema real para o marketing online. Com a impressão, isto não é um problema. A impressão não é barulhenta, ela não te bombardeia com distrações a anúncios, e ela não te dá dor de cabeça.
De fato, impressão é às vezes usadas para relaxar! Quando foi a última vez que você colocou seus pés para cima e leu um livro ou revista para relaxar? Com frequência, tablets simplesmente não têm o mesmo efeito.
Então com mais e mais pessoas se apaixonando pela impressão novamente, esta é uma hora perfeita para usar o marketing impresso! Você pode estabelecer relacionamentos com seu público ao evocar emoção, e eles ficam mais próximos de lembrar de você, sua marca e sua mensagem. Você não prefere fazer alguém se sentir apreciado do que bombardear de informações que eles irão esquecer? Parece um tempo bem gasto para mim!
Escrito por: Andy Rogers em Xpedient Print
Referências
[1] “Do Readers Really Prefer Their Dusty Old Paperbacks To E-Books?” - Forbes
[2] “Print Marketing Is Still Not Dead” - AllBusiness Networks
[3] “Digital-First Content Marketing: The Return Of Print!” - CMO by Adobe
[4] Martin Lindstrom, autor de Brand Sense.
Fonte: FESPA