Artigo: Impressão de dados variáveis - investimento além da tecnologia

O especialista Paul Lindström destaca como a impressão digital em grande formato pode ser uma aliada na produção de impressão de dados variáveis

Artigo: Impressão de dados variáveis - investimento além da tecnologia

Por Paul Lindström para o site da fespa.com

Todas as tecnologias de impressão digital compartilham o recurso único de ser capaz de imprimir tiragens muito baixas, até mesmo uma cópia.

Isto abre uma janela para um monte de aplicações interessantes, como impressão personalizada e impressão sob demanda. Embora esta seja uma capacidade muito conhecida dos sistemas de impressão digital de alto volume com base em toner, o uso da impressão de dados variáveis em impressoras digitais de grande formato não é tão bem desenvolvido ou amplamente utilizado.

A impressão de dados variáveis significa que cada página ou folha em uma produção pode ter conteúdo diferente, um componente, como uma imagem, nome ou endereço, que varia.

Você pode usar isto para criar versões personalizadas de seu projeto, ou simplesmente trocar algum ou todo o conteúdo em cada impressão. Se implementado adequadamente, a impressão de dados variáveis pode economizar tempo e dinheiro, assim como oferecer oportunidades únicas para projetos de grandes formatos.

Todo projeto de sucesso com impressão de dados variáveis começa com uma base de dados mantida e gerenciada da maneira correta. Uma frase muito dita atualmente é "Big Data", o que se refere à exploração de todos os dados disponíveis de um determinado tópico ou atividade.

Os dados são gerenciados normalmente via internet, mas você também pode construir sua própria base de dados, rica em metadados sobre seus clientes, ou potenciais clientes. O truque com impressão de dados variáveis é encontrar ou construir uma base de dados bem gerenciada.

Por exemplo, se você quer alcançar mulheres jovens com idades entre 20 e 30 anos com promoções de vendas de seus produtos, é claro que a base de dados que você pode estar interessado precisa conter metadados sobre idade e gênero de cada indivíduo.

Filtrar o que é de seu interesse em um projeto de dados variáveis é chamado de "data mining" - ou "mineração de dados", e o quão bem isso é feito depende da qualidade da base de dados e o quão atualizada ela é. Mas a efetividade também depende da qualidade do motor de busca, e os algoritmos usados para selecionar o que é interessante e os dados valiosos do que é, muitas vezes, um enorme banco de dados.

Se você gerencia sua própria base de dados, você precisa atualiza-la constantemente e mantê-la relevante, então quando você quiser criar um projeto de grande formato para interesses específicos, você poderá encontrar o dado que deseja.

Este gerenciamento direto infelizmente é frequentemente negligenciado, o que pode significar que o potencial de um banco de dados nunca é totalmente explorado ou os resultados do projeto em dados variáveis são decepcionantes.

Fazer e não fazer

Ao planejar um projeto de dados variáveis, você precisa encontrar um equilíbrio entre atingir o receptor do produto impresso de uma forma pessoal, e respeitar sua integridade. Embora seja tentador usar um tom mais íntimo e amigável, algumas pessoas irão apenas deixar de lado se você tentar e fingir ser um amigo próximo, quando você está se dirigindo a um estranho.

Isto é particularmente verdade se você tiver acesso ao que pode ser visto como uma informação confidencial ou privada. Ao invés de atingir um tom pessoal, você deve encontrar o receptor considerando aquilo como uma intromissão. Então, embora nós normalmente nos beneficiaremos da criação de uma mensagem personalizada, nós não devemos levar isso tão longe.

Algumas coisas técnicas a se considerar

Tecnicamente nós agora precisamos acoplar os dados extraídos com a arte criada para o projeto de impressão. Para projetos pequenos e bem simples, você pode atuar com um arquivo de dados criado no Excel e importar para, por exemplo, o InDesign. Mas para projetos maiores e mais complexos, você precisará de uma solução dedicada para produção de dados variáveis.

Há muitas ferramentas de software no mercado para ajudar com isto, por exemplo o SmartStream Designer da Hewlett-Packard, PrintShop Mail da Objectif Lune e PersonalEffect e uDirect da XMPie, apenas para mencionar alguns, porque há centenas.

Sua próxima técnica é linkar a arte e os dados com o sistema de impressão, especificamente o RIP - Raster Image Processor - que controla o dispositivo de produção. Este é chamado algumas vezes de DFE - Digital Front End, ou o sistema de workflow.

O EFI Fiery RIP é um dos mais populares DFEs para dispositivos digitais e é compatível com muitas soluções de dados variáveis. Seu fornecedor de serviços de impressão irá saber quais recursos e funções o sistema de workflow (RIP) dele suporta, e poder avisar da melhor abordagem para um projeto de impressão de dados variáveis de sucesso.

Caso de uso

Então, quais os tipos de aplicações de dados variáveis usando impressoras de grande formato são possíveis? Bem, impressão digital em geral oferece uma enorme variedade de oportunidades e possibilidades e, francamente, o fator limitante é provavelmente sua imaginação.

Mas vamos pegar um simples uso de caso: crachás de nomes para uma conferência que você está planejando. Crachás de nomes são normalmente impressos um a um, frequentemente usando impressão serigráfica analógica, ou possivelmente uma pequena impressora digital dedicada a imprimir crachás.

Mas e se você tem uma ideia de um crachá informal em Plexiglas rosa, na forma do logo de sua empresa? Isto pode ser considerado um projeto muito ambicioso e caro, e considerado uma ideia diferente demais para tocar em frente. Mas espere um minuto! E se você trata-lo como um projeto de dados variáveis e usar uma impressora plana de grande formato?

Agora você pode provavelmente imprimir todos os crachás em uma folha de Plexiglas colorido, posicionada pelo sistema RIP usando arte fundida e informações de banco de dados (vamos dizer que o nome da pessoa, o nome da empresa e talvez seu cargo) e então cortar do tamanho usando um corte a laser.

O produto final não é uma impressão muito grande, mas o dispositivo que foi impresso certamente foi. Este é um exemplo muito simples, mas ele demonstra o que é possível, uma vez que você tenha as ferramentas e uma ideia de como usa-las.

Benefícios de negócios

Se você é um editor, designer ou dono de uma empresa de impressão, esteja ciente que as oportunidades e possíveis benefícios da impressão de dados variáveis significam que você está pronto e preparado quando - e se - o momento oportuno chegar.

Não é necessário dizer que você vai se beneficiar tanto de aplicações que são percebidas como "legais", mas também porque aplicando a tecnologia de impressão de dados variáveis é possível reduzir custos e o tempo total dos projetos de impressão. Estes dois aspectos são certamente de valor. Explore algum projeto de impressão digital de grande formato.

Fonte: FESPA.com

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil