Todos sabemos que os efeitos do coronavírus (Covid-19) já estão afetando a maioria das empresas em todo o Brasil, exceto algumas atividades principais.
Setores inteiros estão, simplesmente, fechando, temporariamente, suas portas em virtude da necessidade de reclusão de seus colaboradores e, lógico, pelo baixo movimento nas ruas.
As compras, na maioria das empresas, estão suspensas, por prazo indeterminado. As empresas de comunicação visual, infelizmente, também farão parte desta paralização momentânea.
O que fazer então para tentar aproveitar, de alguma forma, essa calmaria nas vendas?
Algumas empresas, principalmente as pequenas, vão sentir mais do que as outras, muitas vão, infelizmente, ter que fechar ou paralisar suas atividades.
Com certeza não tinham reservas financeiras e nem condições de levantar empréstimos bancários ou com terceiros. Aqueles que têm veículos ou imóveis poderão, se tiverem coragem, venderem (ou refinanciar) para que tenham o capital de giro necessário até que as coisas melhorem, o problema é que não sabemos quando isso irá ocorrer, de qualquer forma creio que vale a pena o risco.
Para as empresas que têm um pouco de capital sugiro dar férias aos colaboradores que já têm as mesmas vencidas. Outra alternativa é fazer um acordo para redução de horas de trabalho, de até 50%, com reflexo no salário (também de 50%), até que a situação se normalize.
Sugiro que todas as empresas aproveitem este período para o desenvolvimento de novos produtos, pesquisar sobre novas tecnologias, criarem projetos de desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores.
Algumas coisas, para REDUZIR CUSTOS, é melhorar a organização da empresa, tais como: a implantação do PROGRAMA 5S, o Mapeamento de processos, a implantação da gestão dos Recursos Humanos, a melhoria da administração da empresa, a implantação de controles internos (Fluxo de Caixa, Orçamento e Precificação, Balanço, Estoque, Expedição, Produção e Vendas), a implantação e treinamento de todos os seus consultores comerciais e várias outras alternativas que, com certeza, vão fazer a diferença quando essa crise passar. Somente as empresas que estiverem preparadas vão conseguir sobreviver e vencer essa barreira atual com mais probabilidades e chances de continuarem com seus objetivos e sonhos.
Eu me solidarizo com todas as empresas do ramo, afinal de contas sou o único Consultor em Gestão Empresarial, no Brasil, especialista neste ramo de negócio.
Eu quero e, creio, posso te ajudar com orientações, dicas e sugestões para você, sua empresa e seus colaboradores, passarem por esta “tempestade”. Já tivemos muitas outras “crises” e conseguimos, graças a Deus e muito trabalho, passar por todas elas, essa não será diferente.
Aproveite para reduzir todos os custos com retrabalhos, com desperdícios de tempo, com otimização de processos, arrumando o seu estoque (com gestão do mesmo), com orçamentos mais rápidos e precisos (com certeza de lucro), com implantações de planilhas e controles gerenciais melhorando a sua administração, com o treinamento (completo) de seus consultores comerciais, com uma programação adequada para a sua produção, eliminando os eventuais problemas com prazo de entrega, criando políticas de vendas, melhoria da imagem (da sua empresa), capacitando seus colaboradores e formando uma equipe 100% organizada e tudo o que precisa para alicerçar melhor a sua empresa.
Tenha em mente que somente as empresas que tem uma ótima base estrutural é que vão conseguir sobreviver e se sobressair no mercado.
Informações adicionais em: https://organizesuaempresacv.com.br
Confira também o vídeo: youtu.be/831Jjvc6KAo
Fico a sua disposição, qualquer que seja a sua dúvida, ok?
Aproveitando: a FESPA Digital Printing vai ser realizada no período de 23 a 25 de setembro. Anote em sua agenda e me visite na Rua H, Estande 474, será um prazer te receber lá também.
Grande e fraternal abraço!
Wilson Giglio
Consultor em Gestão Empresarial
Organizador de Empresas e Equipes
SKYPE (CELULAR E PC): wilson.giglio1