A FESPA Digital 2014, que acontece de 20 a 23 de maio de 2014 na Alemanha, pode marcar um ponto de reflexão para a indústria de grandes formatos, com uma pesquisa da comunidade de impressão da FESPA prevendo a prevalência do digital até 2015.
Mais da metade dos 250 gráficos pesquisados pela Infotrends, em nome da FESPA no verão de 2013, informou que o grande formato digital representa agora mais de um terço de sua receita. No período de dois anos, 72% dos entrevistados esperam que este seja o caso, com 54% prevendo que metade de seus negócios venham do digital, e quase um terço antecipando que o digital será um terço de sua renda. Os entrevistados abrangeram 53 países.
Inkjet aquoso e solvente seguem dominando a base dos entrevistados pesquisados, com 43% e 48% respectivamente relatando a posse dessas tecnologias. No entanto, solvente eco, cura UV e impressão látex estão ganhando espaço. A proporção de trabalho produzido usando inkjet de cura UV previsto pela comunidade deve crescer de 13,6% para 21% até 2015, contrastando com uma queda de 18 para 13% em solvente UV.
Este foco sobre o digital está criando um clima positivo para investimento em tecnologia. Intenções de compra estão mais fortes do que a qualquer período desde 2007, com 51% das respostas planejando comprar uma nova impressora digital de grande formato no próximo ano, aumento de 37% em relação a 2010.
Mais da metade dos que planejam investir estão fazendo para alcançar maior saída, provando que a produtividade segue sendo um fato chave para os gráficos. Isto reflete o fato de que trocas mais rápidas e entregas em tempo seguem sendo as duas tendências dominantes entre as demandas dos clientes. Mais de dois terços dos gráficos dizem que essas tendências prevalecem entre seus clientes.
Outras tendências notadas entre os compradores são de que 57% dos gráficos agora dizem que seus clientes estão demandando entrega ao ponto de necessidade, enquanto 48% reportam uma exigência logística mais complexa. Estas respostas apontam potencialmente para uma oportunidade aos gráficos para expandirem suas propostas de serviços e oferecer um serviço de impressão para instalação mais completo.
A integração de impressão com outros canais de comunicação está tomando conta, com 49% dizendo que os clientes estão buscando uma maior integração com outras mídias, e 42% citando a demanda por dispositivos de cross media para conectar impressão com mídia on-line.
Novas aplicações seguem crescendo
Banners (71%), posters (55%) e sinalização (53%) seguem sendo as três aplicações mais produzidas. Entretanto, têxtil, POP, papéis de parede e interiores, envelopamento e aplicações "industriais" estão em rápido crescimento. 81% dos gráficos lidam com mais trabalho têxtil, seguido de 71% com POP, 69% para papel de parede, 68% para envelopamento e 67% para impressão industrial.
81% da produção está atualmente em mídia flexível, mas 27% de investimentos em hardware planejado estão sendo feitos com vista a impressão em substratos rígidos, sugerindo que esse mix de mídia irá mudar em um futuro próximo, tendo aplicações como POP, interiores e industriais ganhando terreno.
O CEO da FESPA, Neil Felton, comenta: "O feedback de nossa comunidade afirma que a transição para o digital continua a moldar os setores de gráficos e sinalização de grandes formatos, enquanto a tecnologia digital também motiva os empresários a diversificarem dentro de aplicações criativas para clientes de muitos setores diferentes".
"O que é excitante para nós é que a resposta indica um nível de otimismo sem precedentes desde 2007, um ano antes da crise econômica global. É claro que a busca por inovação e a compra de novas oportunidades de aplicação estão dando aos empresários um aumento de confiança no desempenho de seus próprios negócios - que prometem dar para a FESPA Digital 2014 em Munique uma visão de futuro vibrante e positiva".