Moda e impressão digital têxtil se conectam? Mesmo altamente tecnológica e sendo uma chave para a produção de peças únicas, a estamparia digital ainda não conseguiu se expandir para impactar diretamente os estilistas do segmento de moda - mesmo já sendo amplamente conhecida pelas confecções e estamparias nacionais.
Para mostrar como a impressão digital têxtil é uma ferramenta incrível também aos designers de moda, a Epson realizou um desfile em parceria com o estilista Alexandre Herchcovitch.
O Fashion Meet by Epson é uma iniciativa da Epson em toda a América Latina sobre o potencial da impressão digital e como ela aprimora o negócio e o dia a dia da produção de empresários e varejistas. A edição brasileira ocorreu em São Paulo (SP), na Casa das Caldeiras.
Apresentado pela modelo e empresária Carol Ribeiro, a abertura do Fashion Meet foi realizada por Fábio Neves, Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Produtos da Epson América, que destacou a filosofia Epson no desenvolvimento de tecnologias eficientes, compactas e de alta precisão - ou Sho-Sho-Sei.
“Em todo o mundo, estamos comprometidos com a sustentabilidade e mais de 150 iniciativas alinhadas com todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com isso, temos baixo consumo de energia e produção de resíduos, e maior eficiência e precisão.”
Evelyn Wanke, Diretora de vendas da Divisão de Impressoras Industriais da Epson no Brasil, relatou que a impressão digital têxtil consegue economizar em até 90% o consumo de água de uma estamparia e 30% de energia elétrica. E, por conseguir produzir sob demanda, reduz em até 100% o estoque, reduzindo ao máximo o desperdício, desde uma pequena confecção até uma grande empresa têxtil.
O desfile, com 20 peças, mostrou muito do que a impressão digital têxtil pode fazer para vestuário quando o assunto é moda - como camisetas, vestidos, calças, blusas e outras peças. As próprias tecnologias podem ser "misturadas", como impressão digital direta no vestuário e impressão sublimática.
"Quando consigo misturar tecidos, a qualidade é fundamental, porque quero sempre aperfeiçoar os projetos. E o digital me ajuda a ter um produto melhor", ressaltou o estilista.
Outro ponto reforçado pela Epson é a impressão digital no tecido por pigmento. A companhia acredita que este será o padrão em impresso no futuro, seja em tecidos reciclados, misturados, sendo usada em todos os tecidos - pensando até em peças com estampa em duas superfícies diferentes conseguindo atingir a mesma tonalidade.
Além da moda, as áreas de painéis, decoração e cama, mesa e banho são outras que podem se beneficiar dessas tecnologias. Durante o Fashion Meet, foram expostos três equipamentos da Epson: as impressoras SureColor F3070, F10070H e F2270. Os convidados viram de perto a tecnologia por trás das roupas apresentadas no desfile por meio das soluções expostas.
Então, o que falta para a impressão digital têxtil crescer ainda mais? Evelyn Wanke responde: "Dentro da indústria, estamparias e confecções, todos já conhecem a impressão digital têxtil, é uma tecnologia muito bem difundida no mercado. O desafio é sensibilizar o estilista, porque quando vamos para a criação, há uma limitação do conhecimento de processo".
A executiva prossegue: "O que fizemos com o Alexandre e outros estilistas famosos é divulgar, porque é importante que o estilista saiba as possibilidades que têm. O Alexandre falou que, antes da Epson, ele não sabia que não precisava comprar milhares de metros para fazer uma estampa".
A tecnologia não limita a criatividade no digital, e por isso a Epson vem atuando para atender cada cliente. "Temos uma equipe capacitada que trabalha com o end user e com as instituições de ensino. Trabalha direto com o consumidor final, fazendo consultoria, calculando o ROI do projeto, porque cada empresa é um projeto completamente diferente".
Outro ponto é o reforço de que a estamparia digital vai além do vestuário. Ela chega, por exemplo, na impressão para decoração, podendo fazer o que o cliente quer, metro por metro - ou até menos. Hoje as máquinas industriais da Epson contam com clientes imprimindo moda, lingerie, pijama, roupa infantil e até pano de prato. Já no DTFilm (impressão direta no filme), além das camisetas, há bonés, tênis, moletom, jaqueta, calça e shorts jeans, gerando uma grande diversidade de soluções.
O Fashion Meet é parte das comemorações dos 30 anos de carreira do renomado estilista Alexandre Herchcovitch, parceiro da Epson. As 20 peças apresentadas no desfile contam com estampas impressas em equipamentos de impressão digital da Epson e foram produzidas com uma variedade de técnicas de impressão têxtil (como sublimação e impressão direta no vestuário), que mostram a inovação e criatividade que a tecnologia permite aos estilistas e indústrias da moda brasileira.
Segundo Wanke, a parceria com Alexandre existe desde 2021, quando o ícone da moda apresentou a coleção À La Garçonne no São Paulo Fashion Week 2021, produzida em digital. “Temos um trabalho maravilhoso do Alexandre com upcycling, que tem o poder de ressignificar peças com a impressão digital. As possibilidades são infinitas e a Epson está aqui para desenvolver a indústria têxtil com as empresas e estilistas”, diz.
Para Alexandre Herchcovitch, “quem desenvolve roupas sabe da ansiedade de ver peças prontas e eu tenho a sorte de ter uma máquina da Epson no meu ateliê”. O estilista diz que consegue produzir centenas de produtos num dia só e “tento fazer sempre a melhor roupa possível, com a melhor qualidade possível, e isso passa pela impressão digital.”
Fotos: Gutierre Filmes