Como usar Realidade Aumentada nos impressos?

Você pode usar realidade aumentada em seus impressos! Confira exemplos de impressos incríveis pensados com esta tecnologia que chama muito a atenção do cliente.

Como usar Realidade Aumentada nos impressos?

Você pode usar realidade aumentada em seus impressos! Confira exemplos de impressos incríveis com realidade aumentada

A integração impresso x digital chegou! Todos nós sabemos que o impresso é fundamental para toda e qualquer campanha, e o mundo da publicidade já percebeu que apenas as redes sociais não são suficientes.

Porém, o impresso segue precisando ir além e superando barreiras para seguir forte e relevante. Além dos conhecidos QR Codes, que levam o usuário para links diversos, o uso de realidade aumentada vai transformar o impresso em uma peça única. E, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser um expert para isso.

Hoje há vários aplicativos que fornecem essa possibilidade de forma simples. Estude e conheça o que cada um oferece para transferir essa possibilidade ao seu cliente.

E, claro: a FESPA Digital Printing será o momento perfeito para você conhecer toda a integração possível existente entre impresso e digital!

Abaixo, vamos dar dicas de como surpreender unindo Impressão e Realidade Aumentada:

 

- Convites memoráveis

Um convite - seja de aniversário, casamento ou outra data, pode ser tornar ainda mais especial. Com um aplicativo, é possível apontar o celular para o convite e assim surgir o vídeo do aniversariante ou do casal fazendo um chamado para que a pessoa esteja presente em sua comemoração. Então, além da beleza única do convite impresso, o digital ajuda a tornar esse recado mais memorável.

 

 

- Cardápios incríveis

Já pensou saber como o prato que você come em um restaurante é feito? Com um cardápio especial e o uso de aplicativo de realidade aumentada, o cliente pode apontar o celular para a imagem do prato e assim surgir uma galera de imagens ou o vídeo de como aquele prato é preparado, inclusive com dicas de vinhos para acompanhar. Certamente isso vai gerar muitas vendas adicionais para o restaurante - e para a sua gráfica se você oferecer o serviço.

 

 

- Surpreenda antes da compra

A embalagem em um supermercado pode conter ativações que despertem a vontade de compra do cliente! Todo mundo vai ao supermercado portando o celular, certo? Então a embalagem - ou até mesmo o display no ponto de venda - pode ser o lugar perfeito para uma ativação. A pessoa aponta o celular em uma embalagem de tempero e um vídeo mostra quais pratos aquele tempero combina. Ou para uma lata de leite condensado que mostra uma receita especial. Certamente o cliente vai escolher aquele produto.

 

 

- Jogos e gincanas para crianças

A ligação impresso x digital é importante para despertar as crianças. Um livro ilustrado se transforma com o uso de realidade aumentada. Ao apontar para a imagem do livro, aquilo pode virar uma animação especial, dando mais vida ao impresso. Há até a possibilidade do impresso se transformar em um joguinho para os menores, tanto pelo lazer como para aprender se divertindo.

 

- Revolucionando o design

A área de arquitetura & design pode aproveitar dos benefícios do impresso com a realidade aumentada. Um exemplo simples: um catálogo de um ambiente decorado pode possuir a tecnologia para que a pessoa mude as cores da parede, da cortina, do sofá ou da almofada a partir de um clique. Assim é possível testar combinações para acertar o gosto do cliente. O impresso segue surpreendendo, mas com um toque especial.

 

- Papel que "sai da parede"

Os papéis de parede e adesivos cresceram na decoração de ambiente, seja comercial ou residencial. O próprio impresso pode se transformar! Aqui no Brasil há um case bem conhecido da Criativando, que tem em seu papel de parede figuras que, com o suporte da realidade aumentada, se transforma em uma história para criança. Vale a pena entender e conferir como oferecer essa capacidade de outras formas.

 

- Guia em tempo real

Já imaginou apontar o celular para um ingresso de jogo de futebol ou de show e ele mostrar exatamente onde é seu lugar? Isso é facilmente possível com a união impresso x realidade aumentada. Ele será seu guia te indicando como chegar da forma mais fácil ao seu lugar. O mesmo conceito pode, por exemplo, ser usado em uma feira ou um evento. O mercado de turismo pode aproveitar muito isso. Um tótem com impressão ao lado de um ponto turístico pode levar a informações históricas sobre o lugar, por exemplo.

 

 

 

- Respiro extra para revistas e jornais

Com a dificuldade vivida pelos meios como jornais e revistas, a realidade aumentada é uma solução interessante para se diferenciar. Quer ver uma galeria de imagens sobre uma reportagem em uma revista? Aponte o celular para a matéria. Quer assistir a um vídeo de um colunista dando opinião sobre um fato noticiado pelo jornal? Aponte o celular e veja diferentes visões sobre um tópico. Esta pode ser uma janela de grande valia ao mercado editorial. Exemplo: uma revista de turismo caprichar em galerias de imagens, vídeos e dicas adicionais sobre os destinos vai transformar aquele material impresso em um mega guia.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil