Comunicação visual é destaque do segundo dia da Rodada de Inovação por Epson e FESPA Brasil

Segundo dia da Rodada de Inovação por Epson e FESPA Brasil contou com uma grande quantidade de informações sobre comunicação visual e sobre a linha CAD

Comunicação visual é destaque do segundo dia da Rodada de Inovação por Epson e FESPA Brasil

O segundo dia da Rodada de Inovação por Epson e FESPA Brasil contou com uma grande quantidade de informações sobre comunicação visual e sobre a linha CAD. Foram palestras, cases de sucesso, apresentação de produtos e os destaques da Black November.

Após as boas-vindas de Evelin Wanke, Gerente de Negócios da Epson, e Fabio Neves, diretor-presidente da Epson do Brasil, teve início a palestra “Os 3 pilares do lucro na comunicação visual” com Luciana Andrade, CEO da Revista Grandes Formatos e uma especialista no segmento.

Luciana ressaltou que, mesmo sendo negócios entre empresas, sempre há pessoas por trás delas e que o contato humano é fundamental. Através da Pesquisa da Revista GF, Luciana relatou a existência de 31250 de empresas de comunicação visual com equipamento solvente, com média de dois equipamentos por empresa e média de 2mil metros quadrados de produção por mês.

O mercado brasileiro, segundo Luciana, é piramidal e composta por 3 faixas. A primeira de empresas que imprimem mais de 40 mil m2 por mês - cerca de 3% do mercado. Correspondendo 35% do mercado está a segunda área, com empresas imprimindo de 10 a 39 mil m2 por mês; e, por fim, empresas de até 10 mil m2 por mês, chegando a 62% das empresas.

A primeira estratégia para lucrar na comunicação visual, diz Luciana, é foco. É necessário ter muito conhecimento para ter vantagens entre a concorrência em custos operacionais, margem e capacidade de executar melhores estratégias, pois estarão focadas no que a empresa possui de know-how. Há empresas maiores que possuem um leque maior de atuação, como tratar ao mesmo tempo de envelopamento de veículo e produção de fachadas, mas as menores podem buscar nichos para se especializarem e oferecerem o melhor produto e serviço.

Por exemplo, para trabalhar com maestria em decoração e deixar a concorrência para trás, é preciso estudar muito, entender sobre design e se tornar referência, ensinando seus clientes sobre a área. No caso de ponto de venda, é essencial ter conhecimento em merchandising e marketing, por exemplo, para desenvolver estratégias corretas. É interessante buscar projetos diferenciados. Com conhecimento, você será respeitado e vai distanciar da concorrência.

Trabalhar nicho de mercado é uma grande oportunidade. Se sua empresa pretende entrar em algo novo, uma dica da Luciana é de fato criar uma espécie de “nova área” dentro de sua empresa, com profissionais focados, investimento separado, tudo para você entender de fato sobre tal segmento.

Outra estratégia vantajosa é vender mais ao mesmo cliente. O primeiro benefício é que o cliente recorrente não tem custo de aquisição, pois já te conhece. Até o ticket médio pode ser maior do que um cliente novo, porque ele sabe de seu trabalho. Olhe para os clientes recentes: você fez um display de Natal para ele ano passado? Volte e mostre seu portfólio, suas capacidades, outros materiais que você produz. Busque também clientes que você mandou orçamento mas não fechou, pois você já tem todos os dados dele.

Outro ponto essencial é o marketing, uma grande “batalha de percepções” na visão de Luciana Andrade. Não seja visto como a empresa que vende banner, faixa e carro envelopado. Faça o trabalho de seu marketing para que o cliente te reconheça como fornecedora de soluções. E use ferramentas digitais para o seu negócio - desde que não seja sua única opção, olhe também na comunicação impressa.

Busque ter uma marca que tenha sintonia com o mercado que quer atender. Faça seu portfólio e o mantenha atualizado, tenha site e redes sociais com informações claras - e busque saber a diferença em como atuar com cada rede, sempre destacando o benefício que seu cliente terá com suas soluções.

Soluções em comunicação visual

Sean Maximo, gerente de produtos para a área de comunicação visual da Epson, falou da linha SureColor para comunicação visual. A S40600 é um equipamento de entrada na comunicação visual para clientes que desejam trabalhos diferenciados. Pode chegar a 20 metros quadrados por hora com qualidade em materiais tradicionais como vinil e lona.

A S60600L e S80600L são alimentadas por bag de tinta com volumes de 1,5l, dando maior disponibilidade de tinta, menor necessidade de troca, mais economia e maior velocidade. A S60600L possui duas cabeças dual CMYK possibilitando longos turnos de trabalho com alta velocidade.

No caso da Surecolor S80600L, oferece um maior gamut de cor, chegando a um Pantone acima de 98%, muito usada para prova de impressão e trabalhos de imagens com nível de colorimetria muito amplo e com precisão de Pantone muito alta. As tintas da linha são certificadas e livres de metais pesados, podendo trabalhar em diversos mercados.

Maximo falou sobre a tinta solvente da Epson, com amplo raio de portfólio, desde os tradicionais vinis adesivos e lona, aumentando o valor agregado com filme backlight e sintéticos e chegando a nichos como o uso em papéis e tecidos, com baixo custo de produção e alto valor agregado na venda, além de uma menor concorrência. Um exemplo de sucesso citado pelo especialista da Epson é o de chinelos para brindes, especialmente com a capacidade de uso da tinta branca da S80600L, com uma tinta que tem alto nível de resistência com aderência ao material do chinelo.

A Epson citou a atuação da impressora em fotografia e decoração de ambientes. A linha de solvente pode entrar como um complemento interessante, para aumentar a largura das produções e poder através de materiais como Canvas e papel de parede trabalhar novos processos complementando as soluções feitas com tinta base água. Outro case mostrado por Sean foi o de personalizar pranchas de surf com aplicação transfer da impressão da S80600L. Os equipamentos possuem softwares para controle da produção.

Case de comunicação visual

Ángelo Junior, proprietário Gráfica Souza, atua na Região Norte do país e possui uma SureColor S40600. Com 23 anos de mercado, pegou Covid no início do ano e chegou a ser internado. Sobrevivente da Covid, chegou perto de fechar sua empresa. Em maio, os funcionários pediram para voltar e disseram que iam tocar o negócio. “É muito bom ter uma equipe. Em julho, voltamos 100%. Isso foi um divisor de águas da minha vida. Decidi uma nova forma de ganhar meu cliente e adquiri o equipamento Epson”.

“O cliente quer velocidade, qualidade e pontualidade na entrega. Se temos uma máquina que oferece isso e um fornecedor que dá suporte, você não tem medo de mergulhar no negócio. Me sinto um vencedor, um cara que mudou o cenário da parte de venda da minha empresa”, finalizou.

CAD

Wilians Lotti, gerente de produtos da linha CAD da Epson, destacou os benefícios dos equipamentos para esse setor, que se encaixa tanto na área de engenharia e arquitetura como de comunicação visual interna, onde a linha T da Epson vem crescendo pelo baixo custo de produção e por conseguir agregar um novo negócio para a empresa.

Na linha de entrada, há a impressora de mesa T3170, com impressão de até 60cm com abastecimento em cartucho e focada em plantas de arquitetura e desenhos técnicos. E há a T5170 com a mesma tecnologia da anterior, mas essa com largura de até 90cm.

Na linha intermediária, há a T3170X, com baixo custo de impressão por metro quadrado, impressão de até 60cm e abastecimento em garrafa de tinta. Para maior produtividade, a T5470 imprime em até 90cm e possui cartuchos de tinta de alta capacidade. E um recém-lançamento é a T5470M também com impressão em até 90cm e cartuchos, mas pode digitalizar - escanear e copiar documentos.

O foco está em mapas, plantas e projetos de desenhos técnicos. Porém, parte dessa linha Epson vem crescendo no mercado corporativo para comunicação visual interna, com pôsteres informativos e para atender o varejo no mercado cartazista. A aquisição vem de gráficas rápidas e bureaus que querem agregar uma nova solução ao portfólio.

No caso da T3170X, trabalha com tintas pigmentadas base água com muita impressão em papel, seja fosco ou brilhante em diferentes gramaturas. São avisos e cartazes em redes de lojas, que deixam de terceirizar e passam a adquirir as impressoras para impressão interna. O conceito vem crescendo em redes de supermercado de diferentes portes, que a linha atende com tranquilidade.

Outra tendência citada por Lotti é o que as pessoas chamam de banners de papel, vistos em gráficas rápidas. É uma aplicação em crescimento na comunicação visual interna, que possui comunicação de alta qualidade e com custo-benefício. Por ser em papel, é mais amiga do meio ambiente e vem sendo usada em shoppings, universidades, eventos. Não é algo que vem substituir outro mercado, mas sim para agregar outra capacidade.

Nesse ponto, o especialista da Epson explicou que a solução T3170 é mais focada em quem atua com impressão de “traços”, como as plantas e projetos. Agora, no caso da comunicação visual interna, com mais uso de tinta, a indicada é a T3170X. A operação dos equipamentos da linha é amigável e intuitiva, além de ser uma impressora que ocupa pouco espaço no ambiente.

Case de sucesso

Carlos Eduardo, gerente de marketing que atua dentro da rede de Supermercados Peralta, falou sobre o desafio de diminuir o custo de mão de obra e materiais empregados nas ofertas do Supermercado Paulistão, que faz parte da rede.

Na época, havia um cartazista por supermercado, em um total de 28 profissionais. O cartaz era pré-impresso em gráfica e depois o cartazista colocava a promoção. Para facilitar, a rede teve a ideia de imprimir o cartaz por completo na matriz.

Foi feita uma logística de entrega para o cartaz sair da matriz às lojas. A rede buscou uma impressora para atender a demanda. Adquiriu duas unidades da SureColor T3270 que ocuparam apenas um pequeno espaço da matriz, com um funcionário operando as duas máquinas, trazendo forte redução de custo por cartaz.

Os cartazes são impressos, colocados em tubos para proteção e levados em cada loja, que pega os cartazes e retorna os tubos vazios. A ideia é investir mais em maquinário e ampliar esse projeto. Os cartazistas não foram dispensados e sim alocados em outros setores dentro das lojas.

Rodada de Inovação

A quinta-feira, último dia da iniciativa, sempre online e gratuita, será focada em rótulos, fotografia e prova de cor, com palestra sobre as oportunidades de impressão com fotografia na nova economia de baixo contato ministrada pelo Publisher da Fhox Leo Saldanha. Faça sua inscrição em: www.fespabrasil.com.br/rodadadeinovacao

A Rodada de Inovação por Epson e FESPA Brasil está acotecendo através da plataforma APS Live Business.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil