A última live de 2022 do FESPA Expert foi espetacular! Marcelo Giovanelli e Alexandre Keese debateram sobre uma série de assuntos, especialmente sobre como a internet pode ser uma aliada do profissional de impressão e também sobre posicionamento, novos comportamentos e muito mais.
Foi uma conversa fantástica e você pode rever no link abaixo a live e vários insights. Todas as nossas lives, inclusive, estão disponíveis em nossas redes sociais. E, claro: em 2023 voltamos com tudo com o projeto FESPA Expert, fique ligado!
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“A sua meta não pode ser só de faturamento, precisa ser de resultado também”
“Você pode conseguir vender mais do que você está vendendo simplesmente estando nas plataformas digitais”
“Não adianta fazer peças lindas que ninguém está vendo. Você tem que mostrar para todos, especialmente para quem quer aquele produto. Cria um cantinho em seu espaço, coloca um papel de parede, uma plantinha, fotografa eles. Quando você começar a vender, perceberá que é o caminho”
“Se você trabalha com WhatsApp, o que te impede de filmar e colocar uma música e postar no seu status do WhatsApp, para todos seus contatos verem? Isso sem falar nas suas próprias redes. É preciso começar a se atentar para isso, mudar a rotina, ver o que pode fazer para chegar mais longe”
“A internet te possibilita otimizar seu tempo, porque a parte que requer mais trabalho é a parte de relacionamento e venda. Você entender o cliente, o que ele quer fazer. Se você tem um canal que a pessoa já entra porque estava querendo comprar, então você tem uma página que te otimize isso, que compre rápido de você, e você vai focar em produzir e logística/entrega. Isso te fará ter um volume maior”
“O cliente que compra só pelo preço também vai embora só pelo preço, pois ele não vai se preocupar com o valor agregado”
“A venda pode ser emocional ou racional. Quando estamos montando nosso preço, é preciso que a gente entenda isto para que quando o cliente chegue falando do preço, você argumenta todas as qualidades da solução e o quanto ela é única e especial. Aí estamos no intangível, no sonho, na realização”
“Todo momento tem que ser aproveitado, ter uma estratégia clara é o primeiro objetivo para ter sucesso. Veja seus produtos e veja qual é o de maior lucratividade, qual tem alto volume de saída, porque você vai determinando uma estratégia para cada um deles. E aí descobre como você vai prospectando”
“O que é um cliente? Muitos acham que é o que comprou uma única vez. Se eu comprei só uma pizza em uma pizzaria, eu ainda não sou o cliente dele. Se eu voltar a comprar, eu passo a ser cliente”
“Se você tem clientes, como você está fomentando seu banco de dados? A gente fica prospectando novos clientes, mas é preciso olhar para os inativos, quem está no seu banco de dados e conhece seu trabalho”
“A primeira pessoa que precisa valorizar seu trabalho é você mesmo. Nós precisamos entender nosso custo e o valor do nosso trabalho, e depois vamos explicar isso ao cliente. Tudo é possível, mas tudo tem um custo atrelado”
“A feira tem essa característica única: você pode ver várias aplicações diferentes, várias tecnologias diferentes. E aí começa a encontrar o seu posicionamento”