Confira como foi a live Planejamento e Retomada, com Alexandre Keese e Felipe Sanchez

Foi uma conversa extremamente produtiva, com uma chuva de insights e novos conceitos para os participantes

Confira como foi a live Planejamento e Retomada, com Alexandre Keese e Felipe Sanchez

A FESPA Digital Printing 2020 promoveu no último dia 22 de abril uma live em seu Instagram para falar sobre “Planejamento e Retomada”. O diretor da feira, Alexandre Keese, recebeu o CEO da Global Química & Moda, Felipe Sanchez. Foi uma conversa extremamente produtiva, com uma chuva de insights e novos conceitos para os participantes.

Quem não viu ao vivo, acompanhe agora! Abaixo, separamos alguns dos principais momentos para você anotar, guardar e aplicar em sua empresa.

Mudanças nos tempos atuais

“Confesso que eu tenho encarado esse momento como uma oportunidade gigantesca de aprendizado. Presencio pessoalmente e a nível empresarial uma transformação muito grande. Fomos impactados com uma necessidade de velocidade de reação ainda maior do que temos nos tempos atuais”.

“O home-office não era algo presente, mas estava no nosso roadmap desenvolver como implantar. Tínhamos um desafio de como trabalhar remotamente, para operacionalizar todos os sistemas. Estamos hoje na GQM com 95% em home-office - quem não está é porque precisamos de pessoas para ações como movimentação de cargas, que não há como ser feito remotamente”.

“Alguma evolução todos terão, cada um de sua forma. Serão novas conexões. Estamos mais próximos do que nunca, apesar do distanciamento. Encontramos tempo para o que nos torna mais humanos. Vamos ser pessoas muito melhores. Estou mais otimista pelos tempos que vêm. Seremos empresas e pessoas melhores”.

Planejamento

“O grande aprendizado dessa crise tem sido não só a importância de planejar, mas a capacidade de enfrentar coisas com as quais não estávamos contando. A partir de agora, teremos planos de contingência. Estamos trabalhando forte para reforçar o caixa porque isso será a água para atravessarmos esse deserto”.

“Os planejamentos hoje têm sido praticamente semanais. E mesmo em um mundo ‘pré-Covid’, planejamentos anuais são muito longos. A gente precisa ter planejamento sim, mas intervalos mais curtos para se planejar e estar pronto para mudanças”.

“Incerteza não é desculpa para deixar de planejar”.

“Às vezes o crescimento da empresa acaba nos fazendo deixar de lado pontos essenciais, como gastos desnecessários”.

“É preciso fazer uma análise de caixa, e traçarmos cenários: otimista, realista e pessimista. Precisamos estar preparados para todos os cenários para assim poder saber quando e como agir”. 

Têxtil

“Essa é maior oportunidade que vai existir no pós-crise: a migração do analógico para o digital. A migração ainda é muito baixa, especialmente no têxtil, com taxa de cerca de 5% / 95%”.

“Já verificamos que essa será a grande oportunidade do têxtil no Brasil, porque vamos testemunhar a volta do “Made in Brazil”. E com isso vem o digital de forma muito forte. Quando o mercado voltar, teremos muitas coleções passadas, pois teremos um hiato sem venda e depois a necessidade de produções muito grandes, e não há tempo para trazer de fora o produto. Então, pela necessidade de velocidade na produção, valerá mais a pena produzir nacionalmente. E quanto vale você comprar a metragem que quiser, fazer uma linha customizada?”

“A moda quer ser mais sustentável: hoje, 24% de tudo que se produz vai para uma liquidação ou é perdido. E o digital também é sustentabilidade, não só porque é verde em sua tecnologia, mas é verde como business model. O digital dá vantagens como redução de inventário, customização, mais lançamentos de produtos”.

Novos conceitos e novos projetos

“As pessoas querem se vestir diferente, elas querem se expressar. Há uma pesquisa que indica que 75% das pessoas vão querer se vestir melhor depois da crise”.

“Queremos lançar uma máscara de pano da moda. O uso será uma realidade, então por que não posso aproveitar para me expressar, ter um estilo com ela?”

“A moda volta com forte apelo sustentável e social. É a moda consciente. E a impressão digital tem papel essencial, é o que permite tudo isso”.

“O consumidor começa a ter um poder gigantesco na ponta. Temos mostruário virtual com entrega em casa. Temos clientes que conectam com e-commerce que o cliente produz só o que já foi vendido. Você lança uma coleção que ‘não existe’ e só produz quando ele for vendido. É o cliente opinando no processo produtivo”.

“Criamos na loja conceito da Riachuelo, que possui diversas interações tecnológicas, um quiosque de customização. No quiosque, o cliente escolhe a peça, coloca seus dados, tudo touchscreen, clica em imprimir e tem uma peça impressa da forma como ele quer construir”.

“Implantamos o projeto LocaPrinter: é um forte trabalho com outsourcing, locação, para grandes varejistas e também para as pequenas lojas. É possível alugar o equipamento por um determinado período, devolver, trocar, etc”.

“O nosso foco no cliente é de verdade, estamos constantemente com a pergunta: o que podemos fazer para você?”

Digitalização

“A digitalização vai além de ter uma impressora digital: é o e-commerce, a interação com seu cliente, a questão de omnichannel, uma entrega rastreada para seu cliente, é todo um pacote. As empresas precisarão ser digitais!”

“Precisamos pensar em inovação e a tecnologia digital será uma peça para permitir que tudo aconteça”.

FESPA Digital Printing 2020

A Global Química & Moda é presença confirmada na FESPA Digital Printing 2020, a principal feira de impressão digital do mercado, que ocorre entre os dias 23 e 25 de setembro, na cidade de São Paulo. Dentro da feira, a empresa é também patrocinadora do Digital Textile Conference, congresso focado em destacar as evoluções da impressão digital têxtil. Para visitar a feira, faça o seu cadastro gratuito em www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.

 

 

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil