O diferencial para a transformação

Buscar o diferente e diversificar o portfólio podem ser a chave para uma transformação nas empresas que utilizam a versátil tecnologia de impressão digital

O diferencial para a transformação

Buscar o diferente e diversificar o portfólio podem ser a chave para uma transformação com o uso da tecnologia de impressão digital

Diversificação e diferenciação. Esta pode ser a chave para o profissional de impressão digital lucrar mais, aumentar suas margens, descobrir novos mercados e se tornar referência em qualidade. Muitas empresas que estão utilizando seus equipamentos de impressão para a produção de peças únicas, diferenciadas e criativas já colhem os resultados positivos de suas apostas.

A boa notícia é que, com as ferramentas corretas, conhecimento, inspiração, criatividade e muita vontade de inovar, é possível transformar sua empresa e conquistar resultados nunca antes pensados. Você pode aumentar o seu leque de produtos com as opções mais inspiradoras ou até mesmo focar em um mercado único e diferente, sendo um ícone do setor.

O primeiro passo é conhecer a fundo seu equipamento. Saiba o que ele pode te oferecer, quais tipos de mídia aceita, as tintas, como integrar a impressão com acabamentos diferenciados. Deixe sua impressora sempre em dia com a manutenção para tirar o máximo dela. Tendo isto em mente, é preciso dar o próximo passo: o que posso imprimir com meus equipamentos e com as impressoras disponíveis no mercado? A dica é “correr atrás da melhor informação”.

A busca pelo diferente

Michelle Fernandes, supervisora de Marketing da Roland, acredita que o fator principal para conseguir ir além é estar sempre “antenado”, buscar oportunidades, novidades e principalmente ter espírito inovador. “Quem trabalha com impressão digital sabe que, praticamente em tudo ao nosso redor, há uma possibilidade de comunicar visualmente ou até mesmo substituir materiais ou objetos por substratos impressos”.

Ela lembra do mercado de decoração de ambientes, com a possibilidade de substituir uma parede decorada com tijolinhos por adesivo impresso com imagem em alta resolução, o que resultará praticamente o mesmo efeito visual. “Vemos uma crescente busca dos arquitetos e designers querendo conhecer esse tipo de serviço, uma vez que barateia, agiliza, faz menos sujeira em obras de reforma e o resultado pode ser ainda mais incrível”, completa.

O gerente de Desenvolvimento e Marketing da Mimaki, Danilo Ribeiro, também fala da necessidade de inovar. “Muitas vezes ficamos presos a nossas rotinas do dia a dia e deixamos de inovar, principalmente usando a criatividade com os recursos que já possuímos. Isso acontece com o mercado de comunicação visual, na qual a maioria das empresas fica focada em imprimir apenas lonas e adesivos promocionais, não conseguindo usar seus recursos para vender projetos e perfis de impressão com maior valor agregado”. Ele lembra que há diversos materiais e fornecedores que permitem que se caminhe em diferentes frentes de produto final.

Muitas vezes, a ideia para a transformação está perto de nós, lembra Solivan Szupka, supervisor de Marketing da Ampla. “Observe tudo à sua volta, estude os materiais e os tipos de substratos disponíveis no mercado, procure entender de que forma seu equipamento de impressão digital pode customizar e personalizar itens além dos produtos convencionais de comunicação visual”.

 

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Fotos: Mimaki

Atenção aos diferentes tipos de tecnologia

Solivan lembra que é preciso entender que, em certas aplicações, a impressão digital será apenas uma parte de todo um processo, “sendo necessária a preparação do item para receber a impressão digital ou o substrato (como lixamento, primer ou promotor de aderência); ou que poderá ser necessário outro processo para finalização e acabamento (laminação ou verniz)”. O especialista da Ampla lembra que muitas vezes o profissional de comunicação visual não precisa dominar todo processo de produção de determinado item, mas que ele pode ser um especialista fazendo parte dos processos de uma indústria, por exemplo.

A atenção tem que estar em toda a cadeia de produção, e o profissional de comunicação visual deve investir seu tempo no desenvolvimento de diferentes tipos de mídia, lembra Danilo Ribeiro, “principalmente para aplicações com uso de tinta solvente, o que ainda é a maior parte da produção nacional de impressão. Há materiais tratados para receber esse perfil de impressão, tais como tecidos, papéis, até mesmo vinis com texturas e diferentes acabamentos e filmes em gerais. Claro que novas tecnologias, como impressão UV, permitem um maior número de possibilidades, principalmente quando trabalhadas com uso de tinta branca. Mas o mais importante é estar atento às diferentes mídias e aplicações disponíveis no mercado”.

Para Felipe Simeoni, gerente de marketing e inteligência de mercado da Global Química & Moda, “o equipamento por si só é uma ferramenta para o profissional conseguir melhores resultados. O grande desafio é o posicionamento estratégico da empresa para atuar em diferentes segmentos com foco e especialização. Hoje o profissional, de maneira geral, está muito focado em banner e adesivo, quando na verdade ele pode explorar diversos campos, como a decoração, que traz várias possibilidades, dentre elas puffs, encapamento de sofás e canvas. Além do nicho calçadista que vem crescendo com esse tipo de equipamento que também serve para a comunicação visual. A Global Química & Moda traz novas possibilidades para os clientes através de ferramentas como eventos, e-books e vídeos".

Mercado cada vez mais maduro

Já percebemos até o momento que as possibilidades existem - e são muitas!, que a tecnologia está pronta, em suas diferentes capacidades, de atender aos mais distintos mercados, que há infinitas peças que podem ser produzidas com impressão digital. A próxima pergunta é: o mercado já entendeu que tudo isso é possível? Para os profissionais fornecedores, a resposta é sim.

Para Solivan Szupka, da Ampla, a resposta é sim. “O mercado de comunicação visual chegou num estágio de amadurecimento com inúmeras empresas do segmento já consolidadas e muito bem posicionadas em suas áreas de atuação. Neste estágio, as empresas de comunicação visual que buscarem continuar crescendo se tornarão cada vez mais especialistas em soluções. As oportunidades de crescimento para estas empresas poderão estar na venda de projetos e de serviços especializados, ou com as aplicações de impressão digital em outros segmentos. O bacana é que já podemos observar diversas iniciativas de profissionais de comunicação visual agindo neste sentido”.

Visão semelhante tem Michelle Fernandes, da Roland: “O brasileiro tem uma grande qualidade que é a de se reinventar nos momentos mais delicados. Notamos em conversas com alguns dos nossos clientes que há uma constante busca de abrir o leque de produtos oferecidos, principalmente para que possam oferecer tanto os famosos serviços de impressão de banners e adesivos, mas também produtos com maior rentabilidade e considerados premium”.

Danilo Ribeiro, da Mimaki, considera que há um aumento grande na capacitação do profissional de comunicação visual, estando mais interessados em participar de feiras e eventos do segmento, bem como eventos regionais menores. “Esse maior profissionalismo está permitindo às empresas que busquem soluções diferenciadas a seus produtos, não apenas na questão impressão, mas também na aplicação de conceitos do produto acabado. É possível visualizar o mercado, independentemente, do porte das empresas, buscando alternativas de impressão UV, que agregam valor e reduzem mão de obra no processo operacional da entrega do produto”.

É possível afirmar então que o mercado está buscando novas formas de se reinventar, seja no gradual aumento de seu portfólio de aplicações, ou na especialização em um segmento especial para virar referência. O empresário de impressão digital que ainda não percebeu esta transição do mercado vai ficar para trás. A demanda é por produtos únicos, exclusivos, de qualidade. Seguir fazendo sempre o mesmo produto apenas para conseguir vencer a “guerra de preços” pode terminar em uma batalha sem vencedores.

 

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imageBola Intex

 

 

Ampla

Em quais mercados apontar?

A impressão digital, por sua flexibilidade de mídias e capacidades de personalização, vem conseguindo atingir os mais diferentes segmentos. O empresário atento e pronto para investir em capacitação e treinamento estará sempre à frente para atingir setores que antes nunca imaginava poder atender.

Danilo Ribeiro, da Mimaki, lembra que atualmente “quase não há limites para o empresário que possui em seu parque gráfico uma impressora solvente e uma impressora UV. Dessa forma, a comunicação visual mais tradicional e que busca baixo valor agregado, preocupada apenas com o custo m², é atendida pela impressora solvente, na produção de banners, envelopamento de veículos e adesivos promocionais de vinil”.

Mesmo dentro da esfera solvente, diz Danilo, é possível a decoração de ambientes, com vinis texturizados e criação de quadros, com impressão em tecidos canvas tratado. Já no caso da impressora UV, existe uma abrangência maior de aplicações, tais como impressão em papel para o mercado fotográfico, desenvolvimento de embalagens em papel cartão, rótulos em BOPP, papel ou poliéster, tecidos não tratados para decoração, entre outros.

Solivan Szupka, da Ampla, fala dos mais diferentes mercados que podem ser atendidos com as soluções de impressão digital disponíveis nas tecnologias eco solvente, solvente, UV e sublimação. Entre eles, estão:

- papel de parede, pôsteres e quadros em canvas,

- sandálias

- diversos itens de PVC

- artigos esportivos, barracas

- mochilas e bolsas

- mobiliário

- balões

- eletrodomésticos

- brinquedos

- cortinas e persianas

- almofadas, estofados

- cartões de PVC

- embalagens, rótulos

- brindes

- itens de decoração

- mercado de festas temáticas

Michelle Fernandes, da Roland, também destaca que com as tecnologias eco solvente, UV e sublimação, gravação e modeladoras da Roland, é possível adentrar em diversos mercados, principalmente no âmbito da personalização, como:

- calçados, com a impressão em courinho ou tecido;

- material escolar, como cadernos, agendas, canetas, estojos, mochilas;

- decoração de ambientes, tanto corporativos como residenciais, para adesivar paredes, portas, eletrodomésticos, revestimento mobiliário;

- joias, para gravação em pingentes, anéis, brincos, pulseiras, relógios, metais em geral.

Onde conseguir as informações?

Tanto para quem já está correndo atrás da inovação e quer mais fontes de inspiração, como para quem quer começar a “caçar o diferente”, há inúmeras possibilidades. A primeira, claro, é visitar a FESPA Brasil 2019! Lá, você verá todos os principais players da indústria em toda a cadeia de produção: impressoras, tintas, mídias, insumos, equipamentos, software. É na feira que as empresas costumam levar não só a mais alta tecnologia como amostras de tudo que seu equipamento pode produzir. As empresas que participaram desta reportagem, como Ampla, Global Química & Moda, Mimaki e Roland estão todas confirmadas para esta edição.

Então, este é o momento: aproveite agora para fazer seu cadastro gratuito e visitar a feira: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro. A FESPA Brasil oferece também uma série de iniciativas com conteúdo técnico para os profissionais e empresários do segmento entenderem mais sobre conceitos, técnicas, tecnologia, gestão e adquirir ferramentas para transformar suas empresas.

As empresas do setor também estão atentas em como levar a melhor informação aos seus clientes. Até porque, em um mercado bem preparado, todos ganham: fornecedores, impressores e clientes finais. É o caso da Roland, que se preocupa em buscar novos substratos no mercado, testar nos equipamentos e divulgar para os clientes por meio do curso Roland Academy, para o cliente visitar a Roland e fazer os testes pessoalmente.

“Além disso, em todos os nossos canais de comunicação online - Facebook, Instagram, YouTube -, divulgamos frequentemente vídeos tutoriais. Temos também o Academy Itinerante, que visita as principais cidades que temos revendedores para ensinar a preparar arquivos e aplicações em substratos diferenciados. Os clientes têm um canal direto com nossos especialistas de produtos, que estão sempre disponíveis para fazer testes de impressão buscando novidades a todo momento”, frisa a supervisora de marketing da Roland.


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Fotos: Roland 

Como fabricante nacional de equipamentos para impressão digital, a Ampla tem a indústria em seu DNA. “Nossa missão é, antes de tudo, a de levar soluções para os mercados onde atuamos, inclusive trabalhando na consultoria desde o escopo inicial do projeto chegando até o auxílio nas melhores práticas produtivas e processos fabris. Além disso, sempre que há oportunidade, levamos informações, conceitos e possibilidades acerca das oportunidades da impressão digital para o público interessado em feiras, congressos e seminários”.

A Mimaki entende ser uma oportunidade muito grande o fato de poder levar ao mercado diferenciação e novidades. Por ter em seu portfólio equipamento Solvente, UV, Sublimação, Plotter de recorte, 3D, Impressão direta em tecido e outros produtos, que permitem ao cliente final um mix grande de aplicações, precisa repassar esse posicionamento ao mercado: “Investimos na realização de eventos regionais e feiras do segmento, na qual podemos apresentar as aplicações. Além disso, investimos nosso tempo em mostrar o passo a passo na produção de um produto final, através de mídias sociais, como Instagram, YouTube e Facebook. Claro, que ainda temos a evoluir e o próximo passo é aumentar a capacitação do mercado, através de palestras mais qualificadas em eventos regionais, objetivando a troca de conhecimento entre fabricante e clientes finais”.

17 a 20 de Março de 2025
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