A Epson possui uma diversidade de equipamentos para diferentes mercados da impressão digital. Toda essa variedade foi vista novamente durante a FESPA Digital Printing 2023, quando mais uma vez registrou enorme sucesso e negócios gerados, especialmente em públicos que só a principal feira de impressão digital do país consegue reunir.
Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson do Brasil, destaca: "O balanço como sempre é extremamente positivo para a Epson. A FESPA é uma feira que consegue trazer um público bastante diversificado. Esse ano a FESPA conseguiu agregar um público novo que é o público de rótulos e etiquetas, o pessoal da flexografia está muito mais presente, além do têxtil, comunicação visual, fotografia, CAD, e essa feira é muito importante para a Epson porque a Epson está se consolidando no mercado industrial e a gente consegue ter muitos clientes aqui, receber muitos clientes novos para fazer novas negociações".
Por atuar em diferentes segmentos, a Epson levou diversos destaques. Na parte de comunicação visual, o destaque foi a impressora UV e também a impressora de resina para a parte de decoração. Na área têxtil, o lançamento substitui o modelo antigo com o dobro da velocidade. Esta máquina estava em trade-in na feira, com a Epson fazendo a substituição das máquinas antigas, um pacote bastante interessante para os clientes.
A Epson também ressaltou no estande sua oferta de serviços: "A Epson está se especializando cada vez mais em suporte para o usuário final e levar a solução ao nosso cliente, então estamos promovendo e divulgando pela primeira vez os nossos serviços do Cover Plus".
Produção industrial
Durante a FESPA Digital Printing, um dos pontos observados foi o avanço da impressão digital industrial, do qual a Epson se faz presente: "A produção digital industrial já é uma realidade para o mercado, sabemos que é uma necessidade porque traz mais sustentabilidade, o cliente imprime somente o que é necessário, reduz bastante os desperdícios, tanto numa indústria têxtil quanto numa indústria de rótulos e etiquetas. Então vemos o público cada vez mais interessado no digital, é difícil hoje encontrar uma empresa, uma indústria que não tenha uma solução digital e que não esteja expandindo nesse segmento", finaliza Evelin.
Na busca de novos desenvolvimentos
O estande da Epson contou com a presença de Gerardo Gordon, gerente sênior de produtos e marketing da Epson para a América Latina. O profissional está focado em entender diferentes mercados e como desenvolver os melhores produtos e soluções para cada área e cada porte de empresa.
O executivo falou da importância da marca FESPA ao redor do mundo. "Um dos pontos mais importantes da FESPA é mostrar ao mercado todas as novas tendências enquanto comunicação visual e tecnologias que estão com maior desenvolvimento no mercado, como por exemplo a impressão digital têxtil"
"Viemos de um período fechados, com muita dificuldade para fazer negócios e pouco a pouco fomos retomando. Agora, novamente, temos a oportunidade para entrar em contato e saber quais são as novidades que os principais fornecedores e fabricantes de tecnologia têm para o mercado, para lhes ajudar a seguir fazendo negócio, desenvolver e continuar a vida, mas normalmente como antes".
O Brasil, principalmente, vem com crescimento de vários anos e expansão acelerada da adoção da tecnologia de impressão digital para o têxtil, diz Gerardo Gordon. "Então há uma diversificação grande, com a participação maior do sublimático, mas há outras novas tecnologia como impressão direita em tecido e direta em vestuário, que tem muita presença hoje. Então, quando você achava que há alguns anos teria tendência positiva crescente dessa tecnologia, por exemplo, hoje você vê a consolidação com um potencial de crescimento muito maior em todos os fornecedores".
E como esse crescimento foi gerado? Para Gerardo, há dois pontos importantes. O primeiro é que os fabricantes estão trazendo novos desenvolvimentos para que os usuários tenham maiores opções, não somente de começar um negócio como também de ir crescendo paulatinamente. "Então, você começa um negócio como um pequeno empreendedor e não precisa dar um salto grande, um investimento muito grande, você pode ir crescendo conforme sua marca, sua solução vai crescendo. Esse é o primeiro ponto que é muito importante".
Em segundo lugar, Gerardo relatou que algo que é gratamente surpreendido é ver o desenvolvimento de solução de valor agregado para o mercado gráfico. "Por exemplo, há muita tendência com impressão de valor agregado em substrato rígido, com muitas soluções na tecnologia UV plana, para dar a possibilidade de trazer o gráfico tradicional, que imprime lona e vinil, para fazer mais coisas, o que implica ter maior lucratividade e oportunidade de fazer negócio com maior lucratividade. Acho muito importante e vejo que isto está acontecendo agora no Brasil", finaliza.