ESS prepara mega novidades para FESPA Digital Printing 2025

Empresa norte-americana vai mostrar as capacidades de seus equipamentos, como impressoras sublimáticas, DTF UV e muito mais, como as calandras

ESS prepara mega novidades para FESPA Digital Printing 2025

A ESS fez uma estreia especial na FESPA Digital Printing deste ano e já promete muitas novidades para a próxima edição, de 17 a 20 de março de 2025 no Expo Center Norte, em São Paulo.

A empresa norte-americana vai mostrar as capacidades de seus equipamentos, como impressoras sublimáticas, DTF UV e muito mais, como as calandras. A ideia da ESS é ir além e oferecer também novos modelos de negócio. Conversamos com Marcelo Chagas, diretor da ESS Brasil e uma referência na indústria, sobre a empresa e com muitos insights valiosos sobre o mercado. Confira:

 

- Saindo do tradicional "vestuário", o que é possível fazer com impressão de tecido hoje?

A sublimação e o DTF estão tomando uma grande parte do mercado de comunicação visual. Banners agora são feitos de tecido e não mais de outros materiais. Sinalizações, decorações e até estandes são feitos em tecidos. Há também luminosos, wind banners e uma variedade grande de produtos que estão migrando para o mercado que antigamente era puramente vestuário.

Há ainda a aplicação no mercado brindeiro como bolsas, agendas em couro, agendas em tecido, então hoje a tecnologia está migrando para todos os setores do mercado. Até o setor de embalagem aplica o DTF UV.

 

- O quanto a tecnologia DTF cresceu no Brasil nos últimos anos?

O mercado DTF, tanto têxtil como UV, é o que mais cresce hoje junto com a sublimação. Como é bastante prático e substitui muitos processos feitos anteriormente em serigrafia - e em mercados de baixo volume fica muito caro fazer em serigrafia - é uma aplicação que cresceu e está crescendo exponencialmente - e tem muito mais para vir.

Em fevereiro do ano que vem, terei mais de 15 produtos voltados ao mercado de comunicação visual e vestuário. São novos produtos que são aplicados da origem DTF, então isso diz muito sobre o mercado, que ainda está engatinhando. Até 2026, veremos mais de 1000% de investimento em relação às tecnologias aplicadas em DTF.

 

- Quais os benefícios do uso da tecnologia sublimática de alta produção?

Hoje temos praticamente duas linhas: a profissional para quem imprime até 12 mil metros por mês, e a linha Industrial que passa de 84 mil metros por mês.

Então nós incorporamos em nossa linha de produtos um equipamento que trabalha com 4, 8 e até 12 cabeças industriais com o intuito de tornar a tecnologia acessível a todos os clientes do mercado.

Então vamos oferecer algo além da venda tradicional desse equipamento: vamos oferecer também o aluguel com a opção de compra. Por exemplo: o cliente que queira adquirir um equipamento de oito cabeças, com toda a garantia e manutenção até o final do processo, que seria de quatro anos, terá um custo mensal acessível.

O cliente terá um equipamento que pode chegar até 440 metros lineares por hora e todo plano de manutenção e garantia está incluso nesse valor. Já no terceiro ano, o cliente pode escolher em pegar um novo equipamento e devolver o equipamento para nós, ou então no final de quatro anos ele já tem o equipamento quitado.

 

 


 

- Quais os benefícios das calandras comercializadas pela ESS?

Nós montamos a calandra do jeito que o cliente quer. Hoje, quando o cliente me procura e diz que precisa de uma calandra, a primeira pergunta que faço é: "Quanto você pretende produzir e quais as necessidades para sua calandra?". Isso já faz com que eu apresente o produto ideal.

Tanto nas calandras como nas impressoras e tudo mais, nós procuramos os dados reais de produção. Esses dados reais de produção fazem com que o cliente tenha a real informação de quanto ele vai produzir. Se o cliente está começando, podemos entrar com uma calandra que costumo vender em combo, a impressora e a calandra, para que uma complete a outra.

Quando o cliente apresenta dados de produtividade, fornecemos a calandra ideal. Um diferencial é que nem todas nossas calandras são trifásicas. Aquelas que podem trabalhar no sistema monofásico ou bifásico nós oferecemos também. Isso dentro da possibilidade, pois existem equipamentos de alta produtividade que precisam ser trifásicos.

Isso inclui todas as garantias, pois os equipamentos da ESS têm o selo American Brand, porque foram desenvolvidos para o mercado norte-americano e atendem uma alta necessidade de qualidade. Por isso temos nossa sede em Miami.

Então um diferencial é a robustez, o segundo é ter a opção quando possível de ter a calandra no sistema monofásico e bifásico, e o terceiro é ter um equipamento que ficará cinco, seis anos sem manutenção se o cliente trabalhar do jeito que nós ensinamos.

 

 

 - Em sua visão, o quanto a tecnologia digital deve crescer dentro das estamparias e confecções pelo Brasil?

Hoje a tecnologia digital nas estamparias é o grande "boom". O que vai acontecer: teremos aumento de velocidade de todos os equipamentos por causa das demandas.

Teremos uma queda bastante agressiva dos custos, porque estamos desenvolvendo processos em que a empresa tem um equipamento que gera mais produtividade e acompanha o menor custo de produção.

Hoje temos o menor custo de produção. Em um equipamento, por exemplo, de 1,60 m, com nossos papéis e tintas, conseguimos um custo de R$ 2 o metro linear impresso, o papel e tinta. E esse crescimento não está limitado apenas na moda.

Na feira, mostraremos uma grande novidade na tecnologia de estamparia, incluindo coisas do passado que nós aprimoramos e que resultará numa união perfeita para aqueles clientes que querem se diferenciar no mercado.

 

- A ESS tem a tecnologia DTF UV. Quais tipos de empresa estão adquirindo esta tecnologia (brindes, comunicação visual) e que tipo de aplicação/produtos elas vêm produzindo?

O DTF Têxtil substituiu a parte de serigrafia e outros processos em pequenas quantidades. Na verdade, falar pequena quantidade é complicado porque hoje você consegue rodar mil camisetas em um ou dois dias com nossos equipamentos.

Da mesma forma que isso acontece no DTF Têxtil, acontece com o DTF UV. Hoje temos um equipamento rolo a rolo que entrega o produto laminado e pronto para aplicação. Além de brindes, comunicação visual e etiquetas em geral, o produto é usado para identificação de frotas. 

Existe uma grande marca de veículos que substituiu seus logotipos que eram importados pelo DTF UV, principalmente pela durabilidade. É uma aplicação que, além de ser simples, está crescendo e sendo adaptada a outros mercados.

Hoje temos DTF UV com fluorescente, metálicos e um processo de laminação especial para esses metálicos. Na próxima FESPA, estaremos com equipamento com praticamente flúor e metálico aplicado e com alguns "plus": vamos, além de seu mercado normal, aplicar o DTF para o mercado de vestuário e no calçadista, isso é algo que certamente vamos apresentar na FESPA do ano que vem.

 

 

- Como foi a estreia da ESS na FESPA e quais as expectativas para a próxima edição?

A FESPA 2024 foi praticamente minha reestreia no mercado de equipamentos. Trabalhei com equipamentos nos anos 90. A partir de 1998, me dediquei ao mercado de softwares e depois de ficar 26 anos trabalhando com software, voltei ao mercado de hardware em impressão digital de vários tipos.

A FESPA foi a feira que iniciei no mercado novamente. Hoje gerenciamos uma empresa com quatro marcas importantes do mercado mundial: a Shurez das impressoras; a Heatertex para calandra; os papéis Qualitexpaper de papéis sublimáticos revestidos e os filmes DTF; e a Qualitink das tintas que formulamos especialmente aos equipamentos sublimáticos, DTFs e algumas novidades em breve.

 

 

A FESPA abriu as portas de nossa empresa no Brasil. Um exemplo é um cliente que comprou um equipamento UV na FESPA, voltou e já comprou mais cinco equipamentos, e variando. Adquiriu uma UV, uma DTF têxtil vertical, uma horizontal e agora uma horizontal com aplicação neon. A feira trouxe um cliente muito especial e mostrou ao mercado que podemos fazer diferente, oferecendo um produto diferenciado.

Quero oferecer um pacote completo: os melhores equipamentos, os melhores serviços e as melhores soluções, principalmente em cor. Outro ponto que chamo a atenção é o treinamento, isso faz a diferença. Temos clientes que já compraram vários equipamentos e, ao ver essa matéria, vão confirmar que os problemas do pós-venda que eles tiveram foram mínimos.

Isso porque entregamos um excelente equipamento com excelentes insumos e um ponto muito importante: damos um excelente treinamento para que eles não tenham tantas dúvidas para iniciar seu negócio e ter uma produção sem desperdícios.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil