A exposição “Desnorte”, que celebra os 50 anos de carreira de um dos maiores fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, e o legado construído pelo artista ao registrar momentos históricos, pessoas e paisagens icônicas do Brasil e do mundo, terá ampliações reproduzidas com a linha industrial da Epson, presença confirmada na FESPA Digital Printing 2023. Primeira mostra do artista realizada em Belo Horizonte (MG), a exposição fica em cartaz no Centro Cultural Unimed até 23 de outubro. A entrada é gratuita.
Esta união da inovação com a arte ganhou formas no “Espaço Produtivo P+E”, centro dedicado à impressão de projetos de quaisquer tamanhos e formatos —desde cartões de visitas a estruturas complexas—onde está localizado o showroom da DSI, um dos canais de revenda da Epson. Em uma visita ao local, o retratista paulistano conheceu a Epson SureColor V7000, impressora para grandes formatos em superfícies rígidas, que figura entre as tecnologias mais avançadas da multinacional para a indústria gráfica. Foi nela que surgiu a inspiração para reproduzir diretamente sobre em acrílico a foto do Edifício Copan (em São Paulo), da série Antifachadas (2004).
A abertura da mostra ocorre na semana do Dia Mundial da Fotografia, e conta com as presenças de Henrique Sei, diretor-presidente da Epson do Brasil, Evelin Wanke, diretora de vendas para o portfólio industrial, além de Elisandro Piva, proprietário da DSI.
“A carreira de Bob Wolfenson é inspiração para novos talentos da fotografia e exemplo da combinação perfeita entre paixão pela atividade com iniciativas bem-sucedidas na produção cultural e jornalística. A predileção pela Epson representa, para nós, uma certificação do nível de excelência que conquistamos, e do nosso potencial para a geração de oportunidades no setor”, afirma Henrique Sei.
A exposição “Desnorte” apresenta 120 imagens do livro de mesmo nome, lançado em 2021, que aponta a trajetória de Bob no trabalho de registro fotográfico, dividida em retratos, fotos de moda, polaroides, extraídas de seus livros/exposições, fotos de viagens turísticas e de viagens em busca de locações, anotações fotográficas e álbum de família.
Além da ampliação em acrílico do Copan, outro destaque é uma versão impressa em painel PS com largura total de sete metros da imagem panorâmica “Nósoutros”, que registra pessoas desconhecidas aguardando para atravessar uma rua na Cidade do México (2015), com uma postura semelhante, ao mesmo tempo em que figurinos, tatuagens, anatomia, cor de pele e atitude os distinguem.
A Epson SureColor V7000 possibilita a impressão em grande variedade substratos rígidos de até 8 cm de espessura, é equipada com 10 cores de tinta UV e opção para acabamento em verniz, proporcionando resultados inigualáveis para diversas aplicações nos setores fotográfico e da comunicação visual. O equipamento está disponível para visitações no Espaço Produtivo P+E.