Faret consegue precisão de cores com GMG OpenColor

Primeira instalação do OpenColor na América Latina prevê cores spot em provas e deixa trabalhos de impressão mais lucrativos e com qualidade consistente

Faret consegue precisão de cores com GMG OpenColor

Ao instalar a GMG OpenColor, Faret tem ajudado a representar precisamente cores spot dos processos de tinta, reduzindo o número de cores spot necessários na impressão, reduzindo impressões e economizando tempos de pré-impressão.

Faret foi fundada em 1986 e tem sido reconhecida pela excelência em produção de embalagem e serviço ao cliente. Os negócios da família começaram na impressão de embalagens farmacêuticas de cartão dobrável, o que segue sendo coberto pela companhia 25 anos depois.

Todos os passos de produção são gerenciados integralmente pelo Certificado Ambiental e de Qualidade da Faret. Eles são ISO 9001:2008 e ISO 14001, além de serem PEFC Certified. "Somos altamente comprometidos para a inovação através da tecnologia e à melhoria contínua de nosso fluxo de trabalho", comenta Andres Faret, gerente comercial. "Temos uma série de máquinas para diferentes tipos de aplicações para cumprir os mais altos padrões de qualidade".

Durante os anos 80, a Faret imprimia principalmente com cores spot, e eram bem conhecidas pelo trabalho preparando tintas para cores Pantone. Nos anos 90, eles expandiram seus negócios, incluindo embalagens na área de cuidados com a saúde e cosméticos, que necessitavam de tintas CMYK para imagens, e com cores spot para as marcas. "Por mais de 20 anos temos fornecido a melhor solução em embalagem e o mais inovador acabamento para cartões dobráveis para as companhias de saúde e beleza do Chile", diz Faret, que completa: "Desenvolvemos este nicho pela produção de cartões dobráveis com propriedades funcionais. Entretanto, a pré-impressão se tornava muito difícil. Nosso clientes poderiam entregar fotos. Poderíamos trabalhar com perfis e ir para a impressão, e cruzar os dedos para que as cores batessem".

Nos anos 2000, Faret expandiu novamente seus negócios, imprimindo caixas para vinhos, licores e outras bebidas. Para apoia-las, eles fiazeram um investimento em software de gerenciamento de cores. "Com o processo de cor você tem que atualizar perfis a cada dois ou três meses. Às vezes, o equipamento muda um pouco ou, se você trabalhar tintas ou bandejas, há algum impacto. Você terá desvios", comenta Faret. Enquanto eles trabalhavam com o software por dois ou três anos, não havia serviço local. Em 2009, Faret pesquisou o mercado e encontrou a GMG. Faret investiu no GMG ColorProof, GMG ColorServer e GMG InkOptimizer. "Nós ripamos um arquivo, e foi fantástico", nota Faret.

Há um ano, GMG usou Faret como beta para GMG OpenColor - a primeira instalação na América Latina. Faret queria OpenColor para prever resultados cores spot na impressão. Os clientes já sentiram os benefícios da mudança.

"OpenColor é a solução mais flexível e confiável que temos em nosso departamento de pré-impressão. Quando ele foi instalados aprendemos muito rapidamente o que precisávamos. Imprimimos muitas cores spot em uma folha e agora podemos ver os resultados antes de ir para impressão", conclui Faret. "E o GMG, juntamente com seu negociante Dayisgraphics, tem feito um bom trabalho nos ajudando aqui no Chile".

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil