FESPA 2018 Print Census revela respostas estratégicas para a crescente demanda

Os resultados mostram crescimento sustentável em receitas e aceleração do investimento de tecnologia digital centrada no cliente

FESPA 2018 Print Census revela respostas estratégicas para a crescente demanda

A FESPA revelou os principais resultados de seu 2018 Print Census, conduzido em parceria com o InfoTrends, uma divisão da Keypoint Intelligence.

1405 entrevistados foram pesquisados, representando um crescimento de 12% em relação ao último Print Census publicado em maio de 2015. Os que responderam fazem parte de 102 países, dando um alcance geográfico significativamente maior do que o alcançado na pesquisa de 2015 (+59%), com dados coletados através dos eventos FESPA de 2017 e de membros associados no Brasil, México, Europa, Eurásia, Tailândia e África do Sul.

Os mais recentes dados coletados do Print Census estão em uma diversa gama de empresários de impressão, definindo seus negócios em: impressão digital (17%); serigrafia (15%); sinalização e display (10%); tecido e direct-to-garment - impressão direta no tecido (10%); impressão comercial e reprografia (13%); artes gráficas e criativos (11%); e embalagem (4%).

Principais descobertas do Print Census 2018

Analisando os dados, as tendências principais reveladas pela pesquisa de 2015 são tão fortes como as de 2018, e alguns casos ainda mais prevalentes, abastecidas pela contínua recuperação econômica global e o impacto positivo da tecnologia no apoio à customização em massa:

1) Otimismo

O otimismo nas respostas de 2015 é reforçado em 2018; 83% dos entrevistados afirmam que eles estão otimistas para o futuro de seus negócios (2015: 80%). Isso é bem fundamentado, com negócios de grande formato digital continuando a crescer, e entrevistados reportando CAGR (Taxa Composta Anual de Crescimento) de 4,2% desde 2007. Hoje, a produção digital representa 44% do total das receitas, e a previsão é crescer para 53% do volume de negócios dentro de dois anos.

2) Demandas do cliente

A redefinição atual da impressão como uma indústria de serviço orientada ao cliente está ainda mais pronunciada hoje do que há 3 anos, à medida que as empresas incorporam a contínua tendência de customização em massa. 72% reportam agora o aumento da demanda por rápido retorno, 61% veem demanda crescente por baixas tiragens e 59% observam expectativas crescentes de entrega rápida, “just-in-time”.

3) Evolução do mix de produtos em grande formato

O panorama atual das aplicações de sinalização e display é dominado por banners; 68% produzem regularmente os banners e metade dos entrevistados enxerga um potencial contínuo de crescimento. Painéis e sinalização mantêm sua posição de 2015 entre as principais aplicações produzidas pelos entrevistados.

Displays de ponto de venda estão ganhando força, com 59% dos empresários experimentando crescimento nesta área. Mais da metade dos empresários também está produzindo mais aplicações de auto-adesivo, incluindo envelopamento, vinis para veículos e decalques, assim como vem tirando vantagem dos contínuos desenvolvimentos na mídia auto-adesiva impressa digitalmente.

O crescimento contínuo de aplicações de impressão décor é evidente, com 74% dos entrevistados identificando hoje a decoração de interiores e papel de parede como uma área de crescimento para seus negócios.

4) Investimento em tecnologia digital

Os empresários de impressão seguem respondendo à demanda sustentada dos clientes por prazos curtos, baixas tiragens e tempos rápidos de entrega com investimentos estratégicos de tecnologia digital.

Em face do crescimento de volume, o aumento da capacidade é agora uma prioridade chave de investimento. 54% dos entrevistados citam isto como seu principal motivador para gasto de capital (2015: 34%). Redução de custo é um fator para 53%, enquanto a diversificação em novos mercados e ofertas de produto seguem um foco de investimento para 53% dos entrevistados.

A pesquisa também revela um foco de crescimento no investimento em áreas que impactam a consistência e satisfação do cliente. 34% planejam investimento em controle de qualidade, 28% em web to print, e 27% cada em gerenciamento de conteúdo baseado na nuvem e gerenciamento de cores, apoiado por gasto com treinamento.

Padrões estabelecidos de evolução tecnológica continuam em 2018, com a receita de UV, látex, e sublimação direta e dye sublimation crescendo, em contraste ao declínio do uso de tecnologias solventes, aquosas e analógicas. 27% dos entrevistados em 2018, no segmento de sinalização e display, planejam comprar uma impressora inkjet cura UV (flatbed ou híbrida), com mais 18% planejando investimentos em látex ou rolo a rolo UV.

Produtividade é um critério de compra dominante, com 63% citando velocidades mais rápidas como um atributo chave em uma nova impressora. O nível médio de investimento em sinalização e display é 43% maior do que em 2015.

5) Têxtil

O Print Census 2018 foi desenvolvido para chegar a um quadro mais detalhado do crescente segmento têxtil. Entrevistados incluem empresários de impressão serigráfica com um foco em aplicações têxteis, produtores voltados a têxtil e empresários de impressão direta no tecido.

Os produtos de vestuário dominam por todos os negócios têxteis, com vestuário esportivo e fast fashion no topo do “quadro dos líderes” das aplicações em crescimento.

A adoção do digital para o têxtil é menor do que em outros segmentos; por todos os segmentos relacionados ao têxtil, a produção ainda é dominada pelos processos analógicos. Entretanto, entre os impressores focados em têxtil, 56% têm feito investimentos em digital, e 19% planejam fazer nos próximos dois anos, visando colher os benefícios do menor tempo de entrega ao mercado, coleções criativas customizadas, prototipagem, e um impacto positivo na pegada ambiental ao reduzir o consumo de água e energia.

A velocidade de produção é uma prioridade de investimento para 69% dos entrevistados em têxtil, e 55% querem a habilidade de imprimir diretamente em materiais não tratados. Estes investimentos são motivados pela demanda dos donos de marca para produção sensível ao tempo que proporciona melhorias na cadeia de fornecimento como redução de perdas, otimização na resposta aos picos sazonais e permitir a entrega local.

Impressores serigráficos e têxtil esperam que a contribuição digital para as receitas de impressão têxtil crescem 12% nos próximos dois anos.

6) Demandas ambientais

O conjunto de perguntas do Censo 2018 foi expandida para obter insights atualizados dentro da importância da produção ambientalmente sustentável.

Entrevistados mostram que os investimentos ambientais são fortemente influenciados pelas expectativas do cliente sobre materiais e fabricação sustentável. 76% dizem que demanda dos clientes para produtos responsáveis ambientalmente está moldando a estratégia de negócios, com mais de um em cada cinco declarando que é uma grande influência.

32% dos entrevistados responderam que o uso de equipamentos com baixo consumo de energia ou certificados ambientalmente satisfaz as demandas dos clientes, com outros entrevistados incluindo treinamento em sustentabilidade, uso de tintas livres de VOC e mídia reciclável, e programas de reciclagem de fim de vida.

72% dos fornecedores de serviço de impressão podem investir em sustentabilidade sem o aumento dos preços, o que preservou as vendas e manteve a competitividade dos preços.

O diretor executivo da FESPA, Sean Holt, comenta: “Revisando o que encontramos no 2018 Print Census, nós ficamos felizes em ver novamente uma comunidade global de empresários de impressão aproveitando o crescimento sustentável e respondendo pela expansão da capacidade, além de se diferenciarem com novos produtos e serviços. Os resultados mostram um compromisso contínuo entre os fornecedores de serviços de impressão em entender e atender às expectativas em evolução dos clientes. Empresários estão buscando estratégicas de desenvolvimento orientadas ao cliente, sustentadas por investimentos planejados em tecnologia e treinamento”.

Holt conclui: “O FESPA Print Census é particularmente significativo como uma peça de inteligência de mercado que reflete a realidade comercial para cerca de 1400 empresários de impressão. Acreditamos que essa visão de raiz, complementada por outras iniciativas de pesquisa da FESPA em oportunidades crescentes, pode fornecer benefícios tangíveis para nossos membros ao ajudá-los a tomar decisões bem informadas para apoiar o crescimento de longo prazo”.

“Durante a maior parte de uma década, FESPA tem consolidado sua posição como um líder de mercado na indústria com seu investimento contínuo em pesquisa”, comenta Ron Gilboa, diretor do grupo de Tecnologia de Produção no Keypoint Intelligence. “As descobertas do 2018 Print Census irão apoiar os membros FESPA na forma como eles planejam sua futura estratégia de negócios, enquanto também orientam a comunidade de impressão sobre as principais áreas de crescimento na indústria, reforçando o papel da FESPA como uma fonte de informações relevantes para inovadores ao redor do planeta”.

O relatório 2018 Print Census completo está disponível gratuitamente para membros das Associações Nacionais FESPA ou para membros do FESPA Direct. O custo do relatório para não-membros é de 2 mil euros. Informações em: www.fespa.com.

Fonte: https://www.fespa.com/en/news-media/press-releases/2018-print-census-reveals-strategic-responses-to-escalating-demand

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