A FESPA tem valorizado seu programa de premiação, anunciando que agora o FESPA Awards torna-se uma competição anual e abrindo para qual fornecedor de serviço de impressão, em qualquer lugar do mundo.
O FESPA Awards 2014 abre suas inscrições esta semana no site www.fespa.com/awards. A competição global irá culminar em um cerimônia de entrega de prêmios no dia 22 de maio de 2014, em Munique, na penúltima noite da FESPA Digital 2014, onde gráficos, donos de marca, fornecedores e membros da FESPA irão juntos celebrar o melhor da impressão.
Há 10 categorias de aplicação: Instore; Outdoor; Interior; Decoração Funcional; Vestuário; Integrado; Sustentável; Efeitos Especiais; Fine Art; e Decoração de Veículo.
O FESPA Awards será julgado por um painel independente composto por compradores de impressão, gráficos e outros especialistas em impressão, assim como profissionais envolvidos em impressão comissionada. Juízes já confirmados: Sarah Sowers, gerente de inovação para NikeID; Folker Wrage, chefe do escritório criativo da McCann Erickson Istanbul; e Erwin Deproost, gerente de operação de design para Philips BG Consumer Luminaires.
Os juízes vão analisar os seguintes critérios: excelência em execução da qualidade de impressão; relevância de conhecimento técnico para a aplicação; uso apropriado de técnicas, design e mídia; criatividade no que diz respeito à aplicação (escolha de impressão e técnicas que atendem os objetivos do projeto); e o retorno sobre investimento para o usuário final do trabalho de impressão. Todas as inscrições vão receber feedback construtivo dos juízes, visando o compromisso da FESPA em premiar as melhores práticas e seguir na melhoria contínua aos gráficos.
Além dos prêmios para as categorias de aplicação, dois prêmios terão votação on-line para a comunidade de impressão da FESPA; o Hall of Fame Printer of the Year, que será selecionado das nomeações para o Hall da Fama da FESPA 2014, e o People's Choice Award.
O prêmio final é o President's Innovation Award, que será dado para a inscrição em que todos os juízes concordarem em oferecer o exemplo mais notável de inovação em todas as categorias.
Trabalhos finalistas do FESPA Awards 2014 serão apresentados no site da FESPA (www.fespa.com/awards) a partir de 20 de março de 2014, e a comunidade gráfica será convidada a votar on-line no People's Choice Award.
Todos os trabalhos finalistas também serão apresentados na Messe Munich durante a FESPA Digital, em maio. Uma galeria de vencedores e trabalhos recomendados fará um tour global, sendo apresentada nas feiras FESPA na África, México, Turquia, Brasil e Ásia, atraindo um público internacional de gráficos e compradores de impressão, incluindo donos de marca, agências e designers criativos e de interiores.
O Chefe de Eventos da FESPA Duncan MacOwan comenta: "A missão da FESPA é inspirar nossa comunidade, e as pessoas que compram impressão, compartilhando exemplos incríveis de capacidades de impressão. A abertura do FESPA Awards além de nossa comunidade de impressão espera atrair um número maior de inscrições, com exemplos de impressão inovadora através de toda a gama de aplicações de grande formato. Este é o único esquema de premiação verdadeiramente abrangente na área de grande formato. Com a inscrição, os profissionais tem uma oportunidade única de alcançar reconhecimento mundial para seus trabalhos, e apresentar seus conhecimentos para um público receptivo de colegas e compradores de impressão. A exposição que vem com uma vitória no FESPA Award pode alavancar um negócio de impressão para novas oportunidades de crescimento".
MacOwan continua: "Estamos confiantes que muitas de nossas inscrições vão surpreender, dos juízes até os que navegarem em nosso site e ao vivo nas feiras. Nossa visão é de que a FESPA Awards deve motivar os gráficos a superar os limites do que é possível produzir, e ajudar nossa comunidade a lembrar o mundo da tremenda capacidade que a impressão possui como meio promocional, decorativo e funcional".