Em sua quinta edição, o FESPA Fórum apresentou aos profissionais de impressão o quanto a tecnologia digital tem um papel essencial no desenvolvimento da indústria atual e como ela vai se posicionar para encarar as demandas futuras da sociedade.
Neste ano, a iniciativa promovida em parceria APS Eventos Corporativos e FESPA passou pelas cidades de Blumenau e Curitiba, dois polos importantes da impressão. Foi uma manhã de palestras e conversas sobre a indústria, suas tecnologias e também sobre como ser mais lucrativo em cenários desafiadores.
Em ambas as cidades, Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, apresentou a palestra “Impressão Digital: uma indústria em constante evolução”. A ideia foi mostrar como a impressão é repleta de oportunidades, especialmente para as empresas que pensarem na evolução através da diversificação inteligente para agregar valor ao produto final. Hoje, o pensamento do empresário precisa ser não mais em oferecer um produto gráfico, e sim um serviço, um projeto que leve algo mais ao cliente final. Keese também repassou como nosso setor vem crescendo e como a FESPA Digital Printing vai refletir este panorama positivo.
Alexandre Keese enfatiza a relevância da iniciativa: “O Fórum tem uma enorme importância porque mostra o quanto APS e FESPA estão próximas aos clientes em todos os momentos, reforçando nossa mensagem de reinvestir no mercado e levar conhecimento e fazendo com que o segmento fique mais profissional. A prova é que tivemos dois Fóruns maravilhosos em diferentes áreas, como a impressão digital têxtil em Blumenau e a comunicação visual em Curitiba”.
Keese reforça o impacto da impressão digital na indústria: “Estamos falando muito do impacto do digital e a evolução do setor. E tivemos a Luciana Andrade falando de vendas, o que agrega um valor fantástico, porque nosso objetivo é fornecer informação relevante para quando o empresário chegar na feira, ele encontre as tecnologias para que a diferenciação aconteça e ele consiga se destacar e evoluir seu negócio”.
Em Blumenau, Adriano Vieira, da Durst, mostrou como os novos desenvolvimentos do setor têxtil vêm oferecendo uma nova perspectiva ao setor. O especialista fala sobre o Fórum: “Qualquer evento que traga público de qualidade para troca de informações é super importante. A FESPA Digital Printing está de parabéns em abrir esse espaço mais uma vez. A impressão digital é uma realidade e quanto mais pudermos orientar o mercado sobre melhores práticas e aplicações, certamente todos ganharão”.
Também em Blumenau, Mauro Araújo e Adriana Moraes, ambos da Mimaki, reforçaram as novas tecnologias em impressão digital têxtil que vêm sendo desenvolvidas pela companhia. Mauro Araujo destaca o ambiente positivo existente no Fórum: “É sempre uma enorme satisfação poder estar presente e debater assuntos tão relevantes para o crescimento do nosso segmento de impressão digital. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas soluções ao segmento têxtil, desde sublimação até impressão direta, e um equipamento capaz de unir estas duas tecnologias, que chamamos de processo híbrido - do poliéster ao algodão. As empresas presentes foram bastante participativas e o networking foi incrível. Agradeço a toda equipe da APS pelo espaço e cordialidade de sempre!”.
Já em Curitiba, além da palestra de Alexandre Keese, Luciana Andrade, diretora do Grupo GF, falou sobre “Como alavancar as vendas”. A especialista passou por diversos pontos, como os desafios atuais enfrentados pelo mercado e deu dicas essenciais focadas em uma nova forma de pensar a venda, focando agora em como vender solução. Para isso, é essencial um bom relacionamento, conhecer o ramo, ter estratégia e planos bem traçados.
Luciana destaca como foi participar do Fórum: “A FESPA nos surpreende com as iniciativas paralelas para apoiar o setor de impressão, a preocupação com o crescimento do setor como um todo é, sem dúvida, uma atitude muito nobre! O Fórum foi incrível! A qualidade do público presente, a “energia” gerada por um evento como este é um “combustível” para todos, inclusive para mim! Foi uma honra e um grande prazer estar junto à FESPA”.
Avaliação positiva dos participantes
Os participantes que estiveram no FESPA Fórum ficaram satisfeitos com o conteúdo transmitido e com a possibilidade de conversar tanto com especialistas dos fornecedores de equipamentos e insumos quanto com outros profissionais da indústria.
Em Blumenau, Rodrigo Horongozo, coordenador de estamparia da Malwee Group, relata: “Foi muito interessante participar deste evento com outos profissionais da área, para fazer networking, adquirir mais conhecimento e entender a transformação digital no mundo têxtil. Recomendo muito o evento. É gratificante encontrar amigos, bater papo e falar sobre como está o mercado e como estamos atuando no segmento”.
Alex Silva, diretor da Muzzeu, frisa: “Foi muito importante participar. Este tipo de ação fortalece o mercado e nos faz entender outros ângulos. Foi muito benéfico porque conheci muitas pessoas que vão contribuir também em meu novo ramo de atuação, que é a área de quadros decorativos impressos”.
De acordo com Eduarda Mendes Soares, Analista De Marketing da Clicheria Blumenau: “A participação no Fórum contribuiu para entender o movimento que a impressão digital tem percorrido e toda a evolução que ela tem alcançado dentro da indústria gráfica. E trazer o contexto com os elos da cadeia que hoje também fazem parte desta evolução”.
Visão semelhante teve Clayton Ferreira, representante técnico da Blips: “Vejo como importante a questão do networking, conhecer como está a evolução do mercado, as novas tecnologias e como podemos nos adaptar a este novo mercado que vem sofrendo mutações mais acentuadas recentemente”.
Em Curitiba, a experiência positiva foi semelhante. Raul Alex, da Viacon Investimentos, disse: “O Fórum foi muito bom tanto pelas informações passadas como pelo networking que é gerado entre as pessoas do ramo, aumentando o nosso alcance no mercado”.
Adriano da Silva, da Eprinter, concorda: “Foi uma experiência maravilhosa participar do Fórum. Sabemos que o mundo está muito digital, mas não gera a experiência desses encontros presenciais. No ramo de comunicação visual, estamos entendendo as oportunidades das empresas e como elas estão colocando sua atuação no mercado, então esse encontro presencial abriu a mente para muitas oportunidades de negócio”.
O Fórum foi oportuno para Sérgio Carlos, da Bold: “É importante estar presente, conhecer o mercado e possíveis clientes, mostrar como atuamos. Temos que nos relacionar e entender tendências, para onde este mercado está caminhando e como podemos contribuir para ajudar nesta evolução e encontrar as facilidades necessárias para que os clientes atinjam suas metas”.
Silvestre Laska, da Namester Produções, destaca: “Foi maravilhoso. O Fórum traz novas tendências de mercado, tudo que está se prospectando para o futuro. É gratificante participar para todos os profissionais. Novas tecnologias e novas maneiras de trabalho no segmento são abordadas para se espelhar e aplicar em seu trabalho, e assim ter melhor desempenho no dia a dia”.
O 5º FESPA Fórum teve o Patrocínio Ouro de Blips, Durst e Mimaki, o Patrocínio Prata de Alltak e Futurize, e os Patrocínios Bronze de Due, Eixo Print, Savie Mercan, SAi e Transfix, além dos importantes apoios da Siegep, Abigraf-PR e Abigraf-SC.