A FESPA celebra em 2023 seus 10 anos de uma grande história no Brasil. Desde sua primeira edição, em 2013, o mercado vivenciou uma enorme disrupção na impressão digital - e a feira sempre seguiu fielmente demonstrando e participando desta evolução, sempre agregando novos mercados que surgiram e destacando os caminhos que a indústria tomou e segue tomando.
Neil Felton, CEO da FESPA, relata: “As melhores feiras de negócios não apenas evoluem com o mercado, mas também prevêem mudanças e acho que é uma prova para o Alexandre Keese (diretor da APS Eventos Corporativos, que organiza a feira) e sua equipe de como eles sempre entregaram não apenas uma feira em evolução que sinaliza o caminho, mas uma feira vibrante que é um dos meus destaques do ano. A feira se expandiu e guiou o público para novos mercados tangenciais (como têxtil e embalagem), continuando a demonstrar o melhor da nossa indústria”.
Os mercados citados por Neil Felton - têxtil e embalagem - tiveram enorme impacto da impressão digital nos últimos 10 anos, com cada vez mais players ingressando tanto no fornecimento de equipamentos, como em tintas e insumos. A possibilidade de produção personalizada e as demandas de sustentabilidade fizeram que não só estes como outros setores evoluíssem junto com a feira durante esta década. E, claro, fez com que mais empresas passassem a investir na impressão digital.
Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, parceira da FESPA e organizadora da feira desde sua primeira edição no Brasil, frisa: “Nosso desejo, desde o início, era um projeto único e inovador no Brasil, trazendo as principais mentes para fomentar o mercado. E, claro, sempre tendo todo o suporte e aval da indústria porque nada se constrói sozinho. Hoje, podemos dizer que a feira é a reunião das maiores mentes, os grandes fabricantes, as melhores tecnologias, as mais criativas aplicações, tudo visando proporcionar um crescimento e fomentar o mercado desde sua base até o topo”.
Michael Ryan, Chefe de Desenvolvimento Global e FESPA GPE, concorda: “Quando pensamos onde começamos com uma ideia para uma comemoração em 2023, percorremos um longo caminho e isso se deve à paixão das pessoas que representam a FESPA no Brasil, a APS Eventos Corporativos. Somos uma família e uma comunidade global na FESPA. Trabalhando com toda a equipe no Brasil, eles representam os valores que temos em todo o mundo, pois os objetivos que nos propusemos a alcançar desde o início foram conectar, educar e promover nosso setor de impressão em cada região”.
Para Michael, quando olhamos para a FESPA Brasil hoje, vemos os avanços tecnológicos mais importantes do mundo demonstrados no Brasil, além de profissionais compartilhando seus conhecimentos e pessoas se conectando e estando juntas em um só lugar. “Depois de todo o caos dos últimos anos, sabemos que no Brasil sempre surgem novos desafios, é incrível celebrarmos juntos o nome da FESPA”.
Evolução constante tornou a feira essencial para o mercado
A evolução vista no Brasil se expandiu por toda a América Latina, e fez esta região se destacar aos olhos do mundo da impressão, como diz Neil Felton: “A América Latina é o mercado mais importante para nós fora da Europa, onde está nossa feira global. O Brasil está no epicentro de tantas oportunidades e o que eu acho tão fascinante sobre o mercado brasileiro é que existe uma paixão por aprender e melhorar”.
Na visão de Alexandre Keese, “A APS e FESPA têm investido dentro do mercado, fomentando e analisando o quanto o mercado brasileiro vem se profissionalizando, saindo do conceito antigo de multiplicar o valor do papel e substrato e chegar no preço final para, agora, ter de fato um modelo de negócio eficiente e lucrativo, que atenda todas as necessidades do mercado. Afinal, a impressão está presente em todos os segmentos que podemos imaginar, ela é parte essencial de nossas vidas”.
Por sua vez, Michael Ryan destaca o fator criatividade: “A indústria gráfica no Brasil é tão criativa e, claro, sendo uma nação colorida, se você nunca foi, precisa ir ao Beco do Batman! Temos muito que podemos compartilhar para ajudar no progresso e desenvolvimento. A FESPA apoia a impressão há 61 anos e ainda estamos apenas começando no Brasil e na América Latina. O FESPA Direct está agora aberto a membros do Brasil e os membros terão acesso total à riqueza de informações e conteúdo disponível na FESPA. O Brasil tem um futuro brilhante pela frente e nosso objetivo é apoiá-lo em todo o caminho”.
Toda a evolução estará ao vivo na FESPA Digital Printing 2023, de 20 a 23 de março no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. O visitante verá as mais recentes soluções em impressoras, tintas, mídias, softwares e muito mais para áreas como impressão promocional, têxtil, grandes formatos, comunicação visual, rótulos, brindes, decoração, baixas tiragens, 3D, acrílico, fotografia, envelopamento e muito mais. A credencial de visitante gratuita está disponível e quem se inscreve de forma antecipada concorre a uma Alexa Echo Dot 4ª Geração: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.