Konica Minolta: maturidade da impressão digital e avanço em novos mercados

Konica Minolta sempre se destaca na FESPA Digital Printing e neste ano promete novamente surpreender. Confira uma entrevista especial e aproveite para fazer sua credencial de visitante

Konica Minolta: maturidade da impressão digital e avanço em novos mercados

Um dos grandes players globais da indústria de impressão digital, a Konica Minolta surpreende a cada ano em seu estande na FESPA Digital Printing, sempre com lançamentos e uma enorme quantidade de equipamentos rodando e mostrando ao vivo suas capacidades.

Em 2024, não será diferente. A empresa está se preparando para uma mega exibição, mostrando que a impressão digital está a cada dia mais madura e sendo uma realidade em gráficas de todos os portes - e ainda invadindo novos mercados, como a área de rótulos.

Para entender mais sobre a visão da companhia japonesa, conversamos com Ronaldo Arakaki, presidente e CEO da Konica Minolta Business Solutions do Brasil.


Quer ver toda essa inovação ao vivo? Faça agora a sua credencial de visitante para a FESPA Digital Printing 2024: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.



- Qual a importância da FESPA Digital Printing para o mercado?

Desde o começo, a FESPA Digital Printing se consagrou como o maior e mais importante evento focado em nosso core business, que é a impressão digital. Por isso, a Konica Minolta se tornou uma participante tradicional, sempre configurando como um dos maiores stands e pautando lançamentos para o evento. Em 2024, certamente não será diferente.


- Qual a importância do mercado brasileiro para a empresa?

O Brasil mundialmente é muito importante e estratégico para a Konica Minolta. Trata-se do maior mercado da América Latina, onde temos clientes importantes e inúmeros casos de sucesso. O gráfico brasileiro é muito criativo e tudo o que é produzido aqui não fica atrás de outros países que são referências no segmento de impressão no mundo – e, também aqui no Brasil, temos orgulho de ajudar nossos clientes a extrair o melhor da impressão digital em segmentos como promocional, comercial, editorial, rótulos e etiquetas, fotográfico e corporativo.

 

- Como a empresa analisa o cenário atual do mercado brasileiro de impressão?

A impressão digital caminha para a maturidade em aplicações gráficas como impressos promocionais, fotografia e editorial. Paulatinamente, ela também começa a ter espaço em segmentos novos, como rótulos e etiquetas, onde está superando a desconfiança inicial de muitos convertedores e apresentando excelentes resultados de qualidade. Creio que essa é uma das principais fronteiras da tecnologia digital no mundo e no Brasil, ou seja, conquistar mais espaço no mercado de label trazendo inovação e permitindo expandir a lucratividade das empresas por meio de seus recursos únicos, como personalização e suporte a mais SKUs de versões de um mesmo produto.

 

- Como a Konica Minolta consegue ajudar gráficas comerciais a atender tanto o mercado de impressão de alta produção como também os produtos de maior valor agregado?

Primeiramente, por meio de um trabalho minucioso de venda consultiva. Nosso objetivo não é vender equipamentos, mas apresentar soluções para nossos clientes. Se o equipamento ou tecnologia não fizer sentido para o negócio do cliente, ele não ficará satisfeito. Claro, trata-se de uma estratégia possível graças ao nosso amplo portfólio, que cobra a maior das aplicações de impressão digital atuais.

Em segundo lugar, e tão importante quanto, está o suporte pós-venda. Estruturamos nosso time técnico para oferecer suporte ao cliente para que seus equipamentos não parem, tanto no que se refere à assistência técnica para eventuais problemas, como também no fornecimento de suprimentos e revisão técnica das máquinas, assegurados por meio de contrato.

São compromissos que assumimos com os clientes e que, como vê, vai muito além da venda de um equipamento.



- A Konica Minolta vem avançando sua presença na indústria, como na área de rótulos. O quanto a impressão digital de rótulos da Konica Minolta vem ajudando as convertedoras brasileiras?

A grande vantagem de nossa linha AccurioLabel está no fato de ela permitir uma rápida adaptação de convertedores acostumados com as tecnologias convencionais e que querem investir no digital. Os convertedores conseguem utilizar os mesmos substratos que já estão acostumados e o setup é muito rápido, com mínimo desperdício.

Outro fato é a qualidade de cor e imagem, algo que é importante para o cliente de nossos clientes. Raramente o cliente final sabe em que tecnologia seu rótulo foi impresso, mas ele reconhece qualidade. A AccurioLabel tem permitindo a empresas de todo o Brasil, de diferentes segmentos, diversificar sua produção, direcionando para o digital tiragens menores ou produtos versionados e regionalizados com excelente custo-benefício.

 

- Pensando na impressão fotográfica de alta qualidade, em quais mercados as gráficas podem atuar e quais tipos de impresso elas podem produzir?

A Konica Minolta tem a fotografia e a imagem em seu DNA. Nascemos nesse segmento e ele está incorporado em todas as nossas soluções. Unindo o engine de nossos equipamentos e a tecnologia de toner Simitri de última geração, conseguimos entregar imagens de alta qualidade com riqueza de cores, o que são fatores essenciais para o segmento fotográfico, incluindo empresas de formatura, sinalização, decoração interna, fotolivros e muito mais.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil