A FESPA Digital Printing tem a enorme honra em anunciar que a partir de agora Luciana Andrade, uma das maiores experts em Comunicação Visual do mercado brasileiro, passa a ser uma FESPA Expert e vai colaborar na disseminação de conteúdo de qualidade para os profissionais do setor.
A parceria vai unir todo o conhecimento de um dos mais importantes nomes do nosso setor, que lidera o Grupo GF e todas as iniciativas, com o poder de divulgação da FESPA Digital Printing até o início da feira. Serão conteúdos especiais nas redes sociais, vídeos, lives e muito mais, sempre pensando no que o empresário e os profissionais do setor precisam saber para entregar projetos cada vez melhores aos clientes.
Nós conversamos com Luciana Andrade sobre sua trajetória no mercado, suas expectativas para o FESPA Expert e, claro, já tem dicas no final da entrevista sobre como se posicionar no setor. Confira a entrevista completa:
- Como você começou no mercado de impressão digital e comunicação visual?
Conheci este mercado em 1997 através do meu ex-marido! Eu trabalhava como pedagoga em uma escola, ele gostava muito do seu trabalho e me contagiou! Comecei no comercial da F9 em Curitiba e me apaixonei por este universo encantador. Costumo dizer que me vi com “uma caixa mágica de ferramentas capaz de realizar sonhos”! Acredito que tudo que construimos veio através desta paixão!
- Quais foram os desafios iniciais?
Foram vários! Primeiro deles foi ter conhecimento especifico em um mercado que até hoje não tem uma entidade de classe. Errei muitas vezes! Fui aprendendo com os erros e buscando conhecimento principalmente com fornecedores para ser assertiva com meus clientes. Outro ponto bem desafiador foi pelo fato de ser mulher neste mercado predominantemente masculino, na época ainda mais. Tanto nas empresas de impressão quanto com a Revista – ainda mais obstáculos com ela - no sentido de “provar” que era capaz. Foram anos de insistência e muitooo trabalho para a Grandes Formatos ter relevância.
- Como você pensou a criação da Revista GF?
Sempre gostei muito de ensinar, pela formação pedagógica. Em 2005 precisei sair da linha de frente nas empresas de impressão. Sempre gostei muito de ler revistas, principalmente as de conteúdos de gestão e aprimoramento pessoal, elas contribuíram muito comigo. Tudo isto me motivou a poder levar conteúdos que pudessem ajudar muitas pessoas no mercado, ponto que foi desafiador para mim. Não sou jornalista, mas o ideal de contribuir com as empresas foi o fator determinante. Levou 1 ano para ela sair do papel, trabalhando 100% do tempo com o projeto. Os principais desafios não foram os conteúdos, mas sim montar um mailing assertivo do mercado (no início 800 empresas) e convencer os anunciantes a investir em algo que não existia ainda. Em março de 2006 foi lançada oficialmente!
- O que é hoje o Grupo GF e quais são os projetos atuais do Grupo GF?
Todos os projetos da GF têm como objetivo o aprimoramento do mercado. A Revista GF com conhecimento especifico, o Prêmio Bureau Criativo leva reconhecimento para as empresas de CV através da execução diferenciada dos projetos, GF Centro de Capacitação com cursos técnicos e agora com meus grupos de Mentoria para Vendedores da CV e do livro A Arte da Estratégia na Comunicação Visual. Para 2023, teremos mais novidades! Estamos aprendendo muito para colocar em pratica novidades que sejam realmente eficazes.
- Como foi receber o convite para ser um FESPA Expert?
Uma alegria! Sempre fui muito próxima ao Grupo APS. Admiradora de toda a trajetória e das pessoas: Sr. Ismael, Alexandre, Tiago, Sandra, Rafaela e todo o time! Vocês fizeram da FESPA um evento de “transformação” através das iniciativas, tudo isto vem ao encontro de meus valores. Ser uma FESPA Expert será uma honra! Espero poder contribuir muito!
- O que os visitantes da FESPA Digital Printing pode esperar desta parceria?
Contribuição, através de conteúdos, informações, oportunidades, insights… do aprendizado que tive à oportunidade de ter nestes 24 anos de mercado de forma mundial e do que aprendo diariamente.
- Quais as expectativas para a FESPA Digital Printing?
Um momento de transformação! Nosso mercado segue as tendências mundiais de consumo, é uma reação em cadeia. O consumo gera a demanda nas empresas de CV. As tendências mudam continuamente e o compromisso da FESPA em levar o que há de mais inovador em conteúdo, suprimentos e tecnologia apresentada pelos expositores é um mix para um encontro obrigatório para quem quer ter sucesso.
- O quanto a indústria de comunicação visual cresceu de quando você iniciou sua atuação até hoje?
Muito! Quando comecei os equipamentos de impressão eram eletrostáticos, levávamos 2 dias para uma impressão secar! Estavam entrando no mercado os primeiros equipamentos solvente, os investimentos eram muito altos (cerca de 1 milhão de dólares) e a resolução das imagens só permitiam ser “identificadas” de longe!
O avanço do mercado veio através do aumento da fabricação mundial de equipamentos, principalmente no Japão e na sequência na China. Eles trouxeram melhor resolução às impressões com ótimo custo x benefício. Assim o mercado brasileiro da CV cresceu exponencialmente em poucos anos.
- Para quem está pensando em iniciar na comunicação visual, qual conselho você daria?
Se permita ter “paixão” pelo mercado e busque muito conhecimento! Com este mix, fará as melhores escolhas: foco de atuação, pessoas para seu time, equipamentos e planos de ação bem estruturados para ter uma empresa saudável, com clientes e funcionários satisfeitos, com lucratividade.
Não se deixe influenciar pelas máximas de que o mercado é ruim e só quer preço baixo. Isto realmente acontece com quem não segue um caminho estratégico diferente. Existem possibilidades incríveis e a CV têm muito a crescer ainda.
Passo a passo do sucesso:
1) Paixão aliada ao conhecimento;
2) Pessoas;
3) “Entrega extraordinária”;
4) Lucro.