O adesivo na decoração: caminho para a transformação

Mostra Op+Memphis compra como a mídia é uma parceria ideal para decorar objetos e ambientes

O adesivo na decoração: caminho para a transformação

Transformar um objeto em uma obra de arte - mantendo suas funcionalidades - com o uso de exímia criatividade e tecnologia. Este é o resultado de uma parceria especial entre os designers Jack e Sergio Fahrer com Alltak, HP e Acritec dentro da mostra Op+Memphis, dentro da Design Week, em São Paulo.

A mostra consiste em cerca de 30 peças. São móveis como mesas, bancos e cadeiras, feitos em acrílico e envoltos em um adesivo especial da Alltak, chamado de Fusion, impresso com a tecnologia Latex da HP. Esta parceria resultou em um material que, aplicado a um objeto que ficará em ambiente interno, pode durar até 200 anos sem desbotar.

Marcelo Souss, diretor da Alltak, conta como tudo começou: “Sou amigo dos irmãos Fahrer desde minha adolescência. Eles me procuraram porque estavam querendo mudar completamente o que o mercado dos designers vinha fazendo, tudo estava com cara de mais do mesmo. Juntos desenvolvemos uma película de alta performance que se moldava a qualquer tipo de desenho da criação deles. No meio do caminho tivemos a ideia de chamar a HP para acrescentarmos, além das texturas, a impressão das peças, o que deu mais vida ainda às criações. O mais bacana de todo o projeto foi a sintonia da criação e tecnologias totalmente dedicas à criatividade”.

A principal característica do filme Fusion é a maneira como ele é fundido. Diferente de uma laminação comum característica do mercado de comunicação visual, ele é fundido em uma laminadora com altas temperaturas, que fundem os dois filmes sem tirar as características de moldabilidade do produto.

Thiago Fabbrini, Especialista de Impressoras de Grande Formato HP, acrescenta: “Temos uma parceria com a Alltak há um longo tempo, que entrou em contato e falou de um projeto muito legal que a HP se encaixaria perfeitamente, por conta da elasticidade da tinta HP Latex, durabilidade do impresso e proposta de valor da tecnologia. Fizemos uma reunião na Fahrer para conhecer o projeto e saímos com tudo praticamente fechado e assim começamos o processo”.

O especialista HP relata que tudo casou perfeitamente, porque a HP já sabia da qualidade e compatibilidade dos materiais Alltak com a tecnologia de impressora e tintas Latex. “Entramos com a impressão propriamente dita. Os móveis foram criados pelo Sérgio, que fez uma série de estudos de formas, cores e artes que seriam aplicadas. Eles nos enviaram as artes e fizemos a impressão no showroom com as tintas ecológicas HP Latex”.

Benefícios da tecnologia e o mercado de decoração

A grande vantagem da tinta Latex, ainda mais quando correndo contra o tempo para uma estreia, é a secagem instantânea, explica Thiago. “Em outros processos, pode esperar de 24 a 48 horas para laminação, e com o Latex consegue laminar instantemente após a impressão. Entregamos para a Alltak laminar imediatamente após a impressão, dando ainda mais resistência à peça”.

A HP tem incentivado muito a questão da decoração. “A tecnologia HP Latex foi criada inicialmente para comunicação visual, mas logo no início percebemos que ela servia para decoração, e começamos a incentivar cada vez mais esse mercado, inclusive fazer testes avançando neste segmento. A tecnologia Latex hoje consegue imprimir adesivo para os móveis e papel de parede com todas as certificações ecológicas exigidas pelo mercado”.

A empresa vem fomentando este mercado, convidando designers a conhecer a tecnologia, que aproveitam o poder da personalização para produzir cortinas, lustres, papéis de paredes e outros objetos. “A HP incentiva bastante tanto a decoração como comunicação visual. E isso é o interessante da Latex. É uma tecnologia extremamente versátil. Ela consegue entregar produtos de alta resistência para comunicação visual, assim como qualidade e elasticidade na tinta para decoração, como no caso desses móveis”.

Um caminho a seguir

Marcelo Souss relata que ainda não sente que o mercado da decoração entendeu as possibilidades que a impressão permite. “E ao mesmo tempo o mercado de impressão ficou muito voltado somente à comunicação visual e, com a briga constante de preços, baixou muito sua qualidade com tintas, suprimentos e máquinas paralelas. Isso afastou o mercado de decoração que é muito mais exigente com os resultados finais. A Alltak vem trabalhando há alguns anos em elevar a qualidade dos seus produtos e isso fez com que muitos arquitetos e designers procurassem a gente para seus desenvolvimentos. Esse ano, durante a Design Week, além de estarmos com os irmãos Fahrer estamos presentes na feira na Rosenbaum mostrando as possibilidades dos nossos produtos para a decoração. O resultado e a reação das pessoas têm sido surpreendente”.

Pensamento de ir além

O mercado precisa buscar novas formas de usar seus equipamentos de impressão e insumos para a criação de soluções diferentes, que agreguem valor. A HP também enxerga este novo modelo de negócio. “Este é um trabalho constante que a HP tem feito. Avançamos com o Treinamento de Aplicações HP Latex. É um dia inteiro no nosso showroom - ou em revendas pelo Brasil - para “abrir a cabeça” do cliente para a versatilidade de aplicações características desta tecnologia. A Latex consegue imprimir em vinil adesivo convencional, em lona, papel, papel de parede, tecidos de algodão e poliéster, enfim, dá pra produzir muitos materiais”.

Fabbrini explica que o cliente está acostumado em imprimir vinil adesivo para comunicação visual, mas é possível usar a impressão para transformar desde um interruptor de luz até um armário. E não só adesivo, como outros materiais, caso do filme backlight: “Conhecemos o backlight para promover o produto no PDV, mas este mesmo filme pode ser usado como lustre, por exemplo. Assim você transforma o material em outro objeto que vai te trazer valor, proposta diferente, pode dar um retorno e margens melhores”.

“Todo começo de treinamento pergunto para clientes o que eles estão buscando para o negócio deles. Algo que tenho percebido é que antes estavam muito focados em preço, custo de impressão mais baixo. Era sempre isso que eu ouvia. Hoje estão buscando versatilidade, algo diferente para produzir, diversificar o leque de produtos para oferecer ao cliente. Esta mentalidade tem começado a grudar um pouco no mercado e nos clientes para avançar em outros segmentos e conseguir desenvolver coisas novas. Costumo falar que o cliente compra o que ele conhece. Então, nossos clientes precisam fomentar o diferente para que, por consequência, seus clientes passem a buscar o diferente. Temos muito coisa nova a mostrar ao mercado. Esta coleção é o exemplo”.

A Coleção

Sergio Fahrer conta que a ideia da mostra começou ao estudar dois movimentos artísticos: o Op Art e o Memphis Style, este um estilo que precisava necessariamente de impressão. “Então Jack (irmão de Sergio e seu parceiro na parte de design) e eu pensamos como fazer isto com nossa leitura e imprimir isto dentro de um mobiliário que é cheio de curvas, e tivesse durabilidade, resistência e fosse convidativo ao olhar”.

Ao conhecer o material Fusion da Alltak e, em seguida, a tecnologia Latex da HP, o projeto avançou. O artista conta: “Outro desafio foi envelopar o material nesta peça. Usamos um polímero moldável que a gente curva. Entramos com o filme dentro de um canal e colocamos dentro de uma borracha para que os adesivos se encontrem na parte interna/externa. Assim temos excelente acabamento, resistência e até a possibilidade do cliente um dia trocar a imagem que foi impressa na peça. Se ele quiser substituir por outra impressão, ele consegue sem ter que trocar toda a peça. A Acritec desenvolveu o polímero moldável, um acrílico em seu estado mais puro, que é a estrutura do mobiliário”.

“Nesta semana do Design Week, recebemos 70 lojistas com lojas espalhadas pelo Brasil, e todos adquiriram estes produtos, que estarão no showroom por todo o país. Assim, muitos vão conhecer esta tecnologia, que não está mais só na parede, e sim nos móveis de uma maneira criativa e inusitada”, finaliza Sergio.

 

A mídia na FESPA Brasil 2019

Na FESPA Brasil 2019, estarão reunidos os principais e melhores fabricantes e fornecedores de mídia do país. É o ponto para, ao mesmo tempo, encontrar com todos, conversar com as equipes técnicas, comparar, negociar e adquirir os melhores materiais. E, claro, participar do CAMBEA #9, maior campeonato de envelopamento automotivo, que é realizado pela Alltak e acontece dentro da FESPA Brasil!

Faça agora mesmo sua inscrição para visitar a FESPA Brasil em: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro.

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil