O Rock in Rio está chegando! Neste final de semana, o maior festival de música do Brasil – e um dos maiores do mundo - entra em sua nona edição. Com o passar dos anos, saiu do patamar de ser somente um evento para uma plataforma de experiências, que permite às marcas fazerem várias ações e criarem um laço emocional com o seu público. A prova disso são alguns lançamentos, parcerias entre marcas e iniciativas pensadas pelas marcas dentro do evento ou até pré-Rock in Rio, para que marca e festival estejam presentes no dia a dia do consumidor.
A cada ano, vemos que as estruturas dos pontos de vendas das marcas dentro do Rock in Rio estão maiores e proporcionando cada vez mais experiências diferentes ao público, visando gerar uma afinidade. A impressão é imprescindível na criação dos pontos de vendas cada vez mais diferentes e com a cara que a marca quer passar para o público, colaborando com as ações que as marcas querem fazer.
Todas as marcas oferecem ações no festival com brindes e mais uma vez a impressão está presente. Isto faz com que o público divulgue a marca, mesmo que indiretamente, seja nas suas redes sociais com fotos compartilhadas ou nas hashtags usadas. Confira alguma das ações em que o impresso faz parte do Rock in Rio:
Heineken e Natura
Para esta edição, a Heineken e a Natura anunciaram uma parceria que levanta a bandeira da sustentabilidade. Ela promoverá a reciclagem de 2,5 milhões de copos plásticos usados no Rock in Rio, ação que causará grande impacto positivo para o evento e para as marcas.
A expectativa é que aproximadamente 2,5 milhões de copos impressos com a marca Heineken sejam reciclados, evitando a emissão de até 15 toneladas de CO2 na atmosfera, mesma quantidade que um carro produziria ao dar três voltas ao redor do planeta; com a resina, será dado origem a cerca de 670 mil tampas de Deo Spray Corporal Natura Humor.
Cacau Show
Rock in Rio e impressão também estão ligadas na embalagem. Outra marca que acompanhou o ritmo do evento foi a Cacau Show, trazendo produtos temáticos e exclusivos. A edição especial, já disponível nas lojas, conta com um novo sabor de trufa e gelato, Cherry Pepper e duas latas exclusivas que foram desenvolvidas para o Rock in Rio, a Lata I Love Cacau Show e Lata Music Life.
Habib’s
O Habib’s não poderia ficar de fora com os copos colecionáveis com cosplays de ícones da música da campanha “Gênio do Rock” e contará com ativações de marca, lançamentos de produtos e promoções para os consumidores. O mecanismo será o mesmo da edição anterior: quem pedir uma bebida de 500 ml leva um copo.
Malwee
A moda também não ficou de fora. A Malwee fez uma coleção cápsula, ou seja, uma pequena coleção com peças coringas com temática Rock in Rio, composta por camisetas e regatas.
Nos outros anos não foi diferente, as marcas se preocuparam na experiência do público e no visual dos seus pontos de vendas. A impressão agrega muito na transmissão da mensagem da marca e na interação com o público. Confira algumas das iniciativas:
Itaú – 2017
Marcou presença com vários pontos de destaque, como o headphone gigante onde tocava uma playlist com os artistas do dia, a roda gigante, copos exclusivos para o evento com raspadinha premiada com um cordão de LED, e muito mais:
DHL – 2017
A DHL levou elementos impressos em uma das paredes com a simulação da escalada na Torre Eiffel. O público tentava acertar quais lugares do mundo as outras impressões nas paredes representavam e, caso acertassem, ganhavam uma almofada de avião anti-stress personalizado.
Club Social – 2013
Uma ação que fez grande sucesso em 2013 foi a #Amplifique-se, que a Club Social promoveu. As pessoas tiravam foto no PDV da marca e a foto era impressa na hora com um diferencial: um “carão” enorme para o pessoal ficar durante o evento. Foi uma ação que trouxe muita visibilidade para a marca e que o público recebeu muito bem.
Trident – 2013
A Trident promoveu em 2013 a ação Air Guitar, que parte do princípio que a música encoraja as pessoas a serem livres e a viverem de maneira mais espontânea. O PDV contava com um palco de realidade aumentada, no qual as pessoas poderiam escolher seu cenário, fazer uma apresentação e depois compartilhar nas redes sociais. Também fizeram espelhos que o pessoal podia usar sua Air Guitar, escutar um som e compartilhar com os amigos.
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Vimos que a impressão está presente de várias formas, com diferentes conceitos para gerarem diferentes resultados. A cada Rock in Rio, as marcas aproveitam mais ainda a visibilidade do evento para atrair os olhares do público.
A impressão faz com que o PDV se torne mais atrativo, e este é nosso recado: aproveite estes cases das grandes marcas para se inspirar e levar aos seus clientes soluções realmente diferenciadas e criativas, pois a impressão abre caminhos. Mostre todas as possibilidades e o quanto um projeto com o uso diferenciado da impressão pode gerar resultados incríveis!
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Fontes:
https://propmark.com.br/mercado/habibs-relanca-copos-dos-genios-do-rock/
https://www.behance.net/gallery/18752809/Activation-Club-Social-Rock-in-Rio
https://meioemensagem.com.br/home/marketing/2017/09/12/as-ativacoes-das-marcas-no-rock-in-rio.html
https://www.behance.net/gallery/13936783/Trident-e-Club-Social-_-Rock-in-Rio