Os 5 mitos da impressão 3D

Todo dia ouvimos algo sobre o que a impressão 3D faz, mas o que temos de concreto? Para te ajudar a entender melhor, fizemos um conteúdo especial desvendando os 5 mitos da impressão 3D. E na FESPA Digital Printing 2024 você verá esta tecnologia ao vivo!

Os 5 mitos da impressão 3D

"A impressão 3D consegue construir uma casa sozinha!". "A impressão 3D reproduz órgãos humanos!". "A impressão 3D vai revolucionar a sociedade!". Todo dia ouvimos algo novo sobre o que a impressão 3D pode fazer. É evidente que a impressão 3D está invadindo e transformando diferentes setores da sociedade e fará cada vez mais parte de nossas vidas.

De acordo com a Precedence Research, o tamanho do mercado de impressão 3D previsto para esse ano é de 20,67 bilhões de dólares, com previsão para chegar em 98,31 bilhões de dólares em 2032, um crescimento composto de 18,92% ao ano. Em 2021, foram 2,2 milhões de impressoras 3D transportadas globalmente, com a expectativa de alcançar a marca de 21,5 milhões em 2030.

Porém, mesmo com esses números bem expressivos, ainda há dúvidas do que de fato a tecnologia faz, gerando um cenário difuso: ao mesmo tempo que falamos de uma impressão 3D que pode "fazer órgãos humanos", falamos da impressão 3D que "todos podem ter em casa".

E para a área de impressão, o que temos de concreto? Quais os mitos que ainda rondam a impressão 3D? Para te ajudar a entender melhor sobre este conceito, fizemos um conteúdo especial citando 5 mitos da impressão 3D. Saber disso será um diferencial para correr na frente de seus concorrentes!

1 - Impressão 3D não tem nada a ver com a "nossa" impressão

Este é o erro básico de quem olha apenas para as notícias "grandiosas" sobre o 3D. Sim, ela está presente na medicina avançada, aviação, construção, automobilismo... mas não será esse tipo de impressão que você vai vender.

A "nossa impressão 3D" terá outro foco, como: brindes diversos, troféus, peças para embelezar ponto de venda, mercado de bonecos, lembranças, itens decorativos, ativação em eventos e muitas outras possibilidades. Isso falando do que é muito próximo do nosso mercado de impressão, mas nada impede que você avance em outras áreas, como arquitetura, prototipagem, etc.

2 - Impressão 3D é cara e inacessível

As mesmas notícias enganam ao parecer que, por oferecer soluções incríveis, a impressão 3D custa uma fortuna e, por isso, seria inacessível ao gráfico impressor. Isso também é um mito.

A verdade é que hoje uma impressora 3D pode custar na faixa de R$ 2 mil, e se quiser uma de maior porte não passará de R$ 10 mil. Evidente que é um investimento relevante, mas com esse valor já é possível começar a investir na área produzindo pequenos objetos.


3 - Impressão 3D não é lucrativa

Há relatos de profissionais que compraram uma impressora 3D e depois alegaram que "não valeu a pena" porque ela não se pagou. Isso acontece por diversos motivos, mas especialmente por falta de planejamento de quem fez a aquisição. Isso porque, como qualquer impressora e como qualquer mercado, os produtos não se vendem sozinhos.

O fato é que, em todo investimento, dois pontos são essenciais: planejamento e conhecimento. É preciso saber o que o impressor pretende fazer com a impressora, estudar e aí sim "botar para rodar". E podemos afirmar que tem muita gente fazendo dinheiro, até por ser um nicho pouco explorado - ainda...


4 - Impressão 3D possui insumos difíceis de adquirir

Este é outro mito que foi propagado por aí e que não é real. Hoje é possível adquirir com facilidade os insumos para uma impressora 3D rodar. O filamento é facilmente encontrado e possui empresas especialistas comercializando o material.

No caso dos softwares, a própria impressora já vem com seu software próprio, e os modelos normalmente são de "código aberto" - como vamos explicar abaixo - e muitas vezes são sem custos. 

5 - Impressão 3D precisa de especialista

Outro fator que acaba afastando quem deseja ingressar na impressão 3D é a falta de conhecimento sobre como lidar com a impressora. Podemos afirmar aqui que é muito mais fácil do que você imagina.

Não é preciso de um "especialista em impressão 3D" na sua empresa. Porém, é claro, como tudo na vida será necessário reservar um tempo para entender a impressora, o seu filamentos e como transformar os modelos virtuais em realidade impressa.

Aqui vale destacar que muitos elementos que você encontra impresso possuem seus moldes virtuais disponíveis de forma gratuita na internet. Há muita colaboração aberta entre os profissionais do mercado de impressão, então vale a pena buscar que certamente você encontrará muito material interessante para imprimir - e com todas as orientações necessárias.

Impressão 3D na FESPA Digital Printing

Agora deu para entender por que a impressão 3D vem crescendo e entrando nas empresas de impressão! Porém, mesmo com sua facilidade de lidar, é preciso reforçar que conhecimento é sempre fundamental. É isso que vai te separar e distanciar de seus concorrentes, fazendo os melhores e mais criativos objetos com o menor custo.

Na FESPA Digital Printing 2024, a impressão 3D terá o seu espaço especial. São fornecedores de equipamentos e insumos para este setor, trazidos com exclusividade e com muita demonstração ao vivo nos estandes.

E há mais: teremos o 3D FAB LAB, uma iniciativa gratuita e técnica em todos os dia da feira para mostrar a você o quanto a impressão 3D cresceu e mais: o quanto ela faz parte de nosso mercado de impressão atual, seja em brindes, comunicação visual, decoração, protótipos e outras possibilidades.

Vamos reunir especialistas de renome no mercado com conteúdos exclusivos aos visitantes da FESPA Digital Printing. Para participar, faça a sua credencial de visitante antecipada e gratuita: https://www.fespabrasil.com.br/pt/visite

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil