A quem busca um mercado promissor e consistente para investir ou empreender, o ramo de impressão digital pode ser o caminho ideal. As inovações tecnológicas fizeram com que o setor ganhasse cada vez mais importância, apontando que não se trata mais de algo a se investir no futuro, e sim agora.
Mas, o que é a impressão digital? A impressão digital é um método de impressão no qual a imagem é gerada pela entrada de dados digitais, ou seja, direto do computador para a impressora. Não há a necessidade de gravar uma matriz para transferir as informações. Isso agiliza o trabalho de impressão, o tempo de preparação e diminui os custos, aumentando a produtividade e, por consequência, o lucro.
A impressão digital também permite a diversidade das gráficas tradicionais, que podem agregar novos produtos e ampliar seu leque de soluções, uma vez que viabiliza o processo das baixas tiragens, podendo trazer uma maior diversificação no ramo de atuação das empresas na produção de livros, revistas e materiais promocionais sob demanda e muito mais. Ou seja, offset e digital são aliadas para que o cliente possa atender a todas as demandas.
Outro ponto que merece destaque é o de impressos personalizados, pois a impressão de malas-diretas com dados variáveis eleva o relacionamento para um novo nível de comunicação, conhecido como 2.0, onde o impresso praticamente "conversa" com o cliente. Dentro da impressão digital, por exemplo, está o fotolivro, uma nova forma na impressão de fotografias que ganha cada vez mais espaço.
O impresso digital também é muito usado para impressos de alta relevância, com acabamentos especiais em convites, por exemplo. Isso também dá novos pensamentos para as gráficas rápidas, que além da produção gráfica pode apostar em serviços diferenciados. A impressão em banco, o acabamento diferenciado com apoio do corte laser e a aplicação de efeitos especiais são algumas opções para a criação de impressos únicos.
Esse impresso "único" pode ser ainda mais especial com o suporte de ações de interatividade com aplicativos mobile. Hoje a tecnologia de realidade aumentada ou com o uso de QR Code está totalmente acessível e pode ser usada para aumentar a margem de lucro do impresso através de impressos especiais. Basta enconstar o celular no QR Code ou em uma imagem que você será direcionado para um site especial, para um vídeo com instruções, para uma galeria de fotos ou o que a criatividade mandar! É possível até fazer ações personalizadas com uso de realidade aumentada - e em qualquer substrato!
O investimento em impressão digital está presente com grandes oportunidades no mercado de comunicação visual, através da impressão em grandes formatos; o ponto forte é a diversidade de soluções, permitindo que o empresário possa oferecer uma vasta gama de serviços ao cliente.
O negócio não precisará se limitar a imprimir apenas sobre substratos como papel, adesivo, vinil ou lona, já que atualmente é possível falar de tinta sobre praticamente qualquer mídia ou superfície, e isso inclui diversos nichos: grandes formatos, sinalização e muito mais, com impressão em vidro, MDF, madeira e praticamente qualquer substrato.
A flexibilidade aumenta assim o ramo de possibilidades de investimento, como o envelopamento de veículos, em crescimento constante e que conta com campeonatos para os profissionais do ramo. O uso de adesivos também avançou e hoje está na decoração de interiores, como o adesivo em paredes de casas, escritórios, escolas, lojas, hotéis, hospitais e qualquer outro estabelecimento.
O mercado de impressão digital têxtil está em franco crescimento. A estamparia digital vem para atender duas demandas importantes: a sustentabilidade na indústria têxtil e a fabricação de peças de vestuário personalizadas, com a oportunidade da pessoa ter a roupa customizada, com a estampa que deseja e que reforce seus pensamentos. Grandes confecções com equipamentos de serigrafia já estão adquirindo impressoras têxteis para agregar em suas produções.
A impressão digital em tecidos já existe em alta produção com a impressão industrial para grandes empresas. Para empresas de outros portes, a impressão sublimática pode ser uma excelente opção, com uma melhor possibilidade de produção sem afetar a qualidade de reprodução da imagem. E ainda a impressão direta no vestuário (em inglês conhecida pela sigla DTG - direct to garment), para quem deseja, por exemplo, imprimir direto na camiseta ou imprimir em bonés, calças, jaquetas e outros peças.
Falando em sublimação de peças customizadas, a impressão de brindes com a técnica de sublimação & transfer é também uma oportunidade em alta no mercado atualmente. É possível sublimar canecas, estampar camisetas, sacolas, copos e diversas peças, pensando em brindes corporativos, presentes para festas e outras utilidades. É um investimento de baixo custo inicial e que, se bem pensado, pode gerar grande lucratividade. É importante aqui entender bem o funcionamento da impressora que irá imprimir o papel transfer, assim como da prensa sublimática para não ter falhas na impressão.
As oportunidades na impressão digital são imensas. Com tudo que foi dito, as gráficas e empresas de impressão precisam passar não só a oferecer o serviço de impressão como também se tornarem empresas de inteligência, com uma equipe especializada em oferecer as melhores ideias e soluções aos clientes. Com criatividade e um novo modelo de negócio, é possível alcançar resultados satisfatórios e de qualidade. É uma nova forma de se pensar no processo de uma empresa, mas será fundamental para enfrentar os desafios que estão por vir.
As feiras e eventos voltados ao mercado de impressão digital facilitam o conhecimento no setor. É, sem dúvida, uma grande opção de investimento, com retorno garantido. Durante a FESPA Digital Printing, você que busca pela diversidade em seu negócio ou mesmo um nicho para investir, vai encontrar informações e equipamentos que podem ajudar na conquista deste objetivo.
A FESPA Digital Printing é a principal feira de impressão digital do país e apresenta, em um único espaço, impressoras, tintas, insumos, mídias, softwares de pré-impressão, equipamentos para acabamento, adesivos e tudo que faz parte dos mercados de comunicação visual, gráfico, de sinalização, têxtil, decoração e outros.
Inscreva-se gratuitamente para visitar a feira em: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.