Uma das maiores agendas da América Latina no mercado de impressão digital, a FESPA Digital Printing trouxe uma série de inovações. Entre elas, a PID100, fruto de uma parceria entre a Delta Máquinas Têxteis e a Diskprint. A Preparadora de Tecidos para impressão direta é inédita no país, sendo desenvolvida para agilizar processos produtivos em empresas que atuam com personalização de itens têxteis, eliminando a necessidade de terceirização.
Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta, explica que o equipamento garante a aplicação de primer rolo a rolo, além de realizar a fixação da cor no pós-impressão. “Cada vez mais confecções buscam trabalhar com itens personalizados, oferecendo exclusividade. Com este equipamento, as empresas podem concentrar em sua estrutura todas as etapas relacionadas à estamparia, garantindo maior qualidade, agilidade e melhor margem”, comenta.
Para Juarez Júnior, diretor da Diskprint, a PID 100 se destacou na FESPA por conta do cuidado nos detalhes da construção do produto. "A impressão digital é uma realidade desde o início dos anos 1990 mas, em outros segmentos em que a técnica despontou, a indústria precisou adaptar seus produtos para funcionar efetivamente. Foi assim com os papéis, lonas e demais substratos para imprimir por meio digital. No segmento têxtil a quantidade de substratos é imensa, o que dificultava a impressão, pois temos bases analógicas dentro de um processo digital. A preparadora que desenvolvemos resolve totalmente essa questão, e além de aplicar os químicos necessários, ajusta adequadamente a tensão e o alinhamento do material para receber devidamente a impressão digital”, reforça.
O baixo custo atrelado ao valor agregado que a máquina traz também é alinhado com maior durabilidade e vivacidade das cores. De acordo com a equipe técnica da Delta, tecidos preparados e finalizados com a PID100 mantêm intactas as cores em, no mínimo, 30 lavagens. Após o lançamento na feira, o equipamento passa a ser comercializado tanto pela Delta quanto pela Diskprint, para confecções de todo o país.
Lázaro Ramos, Consultor de Negócios na Diskprint, também falou sobre o evento: "Decidimos expor na feira há poucos meses do evento. Acreditávamos que seria uma janela para a América Latina, mas subestimados o evento, pois, na verdade nos foi aberto um grande portal para o mundo todo. O número de visitas foi muito grande e muito qualificado no nosso stand. Todas as expectativas foram superadas: visitas, leads e vendas. Agora começa outra grande missão de atender o pós-feira. O profissionalismo da organização e o respeito com que fomos tratados, somados aos resultados alcançados nos encoraja a participar de outros eventos como esse. Nosso mercado mostrou a sua resiliência e o poder de se reinventar, em situações tão externas. Um viva à FESPA!".