O primeiro dia da Rodada de Inovação por Epson e FESPA Brasil levou ao grande público que esteve presente online novidades sobre a impressão digital têxtil, seja por impressão direta no vestuário, tecido ou por sublimação.
O dia começou com as boas-vindas de Evelin Wanke, Gerente de Negócios da Epson, e Fábio Neves, diretor-presidente da Epson do Brasil. Em seguida, teve início a primeira palestra, com Renato Thomaz, diretor de marketing da Água de Coco, e Andrea Bisker, empreendedora ligada a novas tendências.
Moda e comportamento nos dias de hoje
Bisker usou um termo diferente para falar de algo pelo qual muitos de nós estamos passando: o staycation, que seria explorar lugares novos próximos de onde moramos, seja para passear ou até para levar o computador e trabalhar. Com essa tendência, as roupas são menos “formais” do que as usadas em um dia normal no escritório.
A Água de Coco enxergou a tendência e viu suas vendas aumentarem nesse nicho. Renato contou que a empresa é dividida entre indústria e varejo. A primeira já voltou com força e a segunda começa a voltar forte. No caso da indústria, o trabalho presencial, com todos os cuidados, é necessário.
Porém, o time do varejo passou a usar o trabalho remoto e outras capacidades, como catálogos online e compartilhamento pelo WhatsApp, tudo para dar um gás nas vendas mesmo que de forma remota. “Staycation tem tudo a ver com o que estamos vivendo. Estamos com excelentes surpresas depois de expectativas negativas. Temos bons resultados e precisamos compartilhar para entender que os resultados não acontecem por acaso”.
Ainda em tendências, o “anywhere office”, ou seja, qualquer lugar podendo ser o ponto de trabalho da pessoa, reforça a vestimenta informal e confortável. Pode ser chácara, sítio, uma casa ou apartamento na praia, trabalhando com mais tranquilidade ao ar livre. A Água de Coco, como marca de lifestyle, possui essa capacidade, indo além do vestuário e fazendo impressão em peças de decoração.
Outro ponto foi a importância das marcas como broadcaster, ou seja, a produção de conteúdo aos clientes. A Água de Coco quer ampliar a geração de conteúdo com dicas de gastronomia, moda, beleza, arquitetura e outros temas.
Thomaz encerrou tratando de sua relação com a Epson, que vem de muito tempo não só com impressoras, mas até com projetores. “Em impressão direta em tecido, a relação começou no Dia dos Namorados. Dentro da Água de Coco, fizemos alguns convites especiais para um jantar a dois. Produzimos um kit com copo, jogo americano, taça e outros itens, e oferecemos um guardanapo personalizado com as iniciais ou apelido carinhoso da pessoa impresso digitalmente”.
Sublimação
Tiago Silva, gerente regional de negócios da Epson, destacou o que a empresa oferece em sublimação. Reforçou que a companhia está antenada com as tendências futuras, com 7 em cada 10 empresas escolhendo a Epson como fornecedor de sublimação no Brasil.
O especialista ressaltou o Centro de Soluções que a Epson implantou no Brasil focado no setor têxtil. Em 200 metros quadrados, o espaço consegue produzir 20 mil camisetas e 200 mil metros quadrados de tecido por mês nas tecnologias de sublimação e impressão direta no tecido e vestuário.
Silva destacou a Epson SureColor F570, impressora de sublimação focada em personalização de brindes, atuando em canecas, máscaras, meias, almofadas, mouse pads, agendas, itens para o mercado de pet e outros. É um produto de entrada para quem está iniciando em sublimação. Possui cabeça Precision Core, design compacto, wi-fi e touch screen no equipamento.
A Epson anunciou o lançamento da SureColor F571, também de quatro cores, mas no lugar da tinta amarela e magenta podem estar as tintas fluorescentes para buscar diferenciação. Os equipamentos possuem softwares e aplicativos para auxiliar nos projetos, relatando dados como gasto de tinta, dando uma visão geral da produção.
Indo para a linha semi-industrial, há os equipamentos F6370 e F7200, conhecidos pela produtividade. Trabalham com rolo e conseguem rebobinar enquanto produz a amostra, visando ganho de velocidade.
A SureColor F9470H é um equipamento de seis cores que tem como destaque as tintas amarelo neon e magenta flúor, trazendo um gamut maior e impressões que chamam a atenção, sendo usada no vestuário esportivo - ciclismo, times de futebol, esporte. É também vista na moda, em aplicações como cortinas e em sinalização. O objetivo, destacou Tiago, é agregar valor ao produto e buscar a expansão da oferta.
A Rodada de Inovação contou em seu primeiro dia com um convidado muito especial: o campeão olímpico e maior nadador do país Cesar Cielo. Poucos sabem, mas ele é empreendedor e apostou nas soluções Epson através da SureColor F6200.
O projeto de Cielo é produzir moda praia e piscina ao público infantil, buscando oferecer qualidade aos futuros clientes e campeões. Ele decidiu levar a impressão para dentro de casa com a impressora que lhe proporcionou ótimos resultados, com alta reprodução de impressão e fácil operação.
Cesar ressaltou também a segurança da tinta em relação à pele, algo muito relevante pela linha de produtos. A ideia era lançar este ano, mas por conta da pandemia ele precisou segurar para o próximo ano.
Impressão direta
Para falar de impressão digital têxtil direta no tecido ou no vestuário, além da sublimação industrial, o responsável foi Fabio Tolosa, gerente de produto da Epson. O primeiro produto mostrado foi a SureColor F10070 de sublimação industrial, para estamparia e confecção, com 1,93m de largura e imprimindo em tecidos de até 1,8m.
Possui painel touchscreen com informações em português e quatro cabeças Precision Core, com tecnologia Plug & Play, fácil de trocar com o próprio operador treinado fazendo a substituição quando necessário. O equipamento possui dois softwares, o primeiro apresentando todo o histórico de operação e o segundo para gerenciamento remoto da máquina, com todas as informações.
Outro recurso é o sistema duplo de tinta. São 4 cores, mas 2 cartuchos de cada de 10 litros. A máquina não para de produzir quando a tinta acaba, basta substituir o da frente. Conta com secagem de alta potência e foco em alto volume e grande demanda de produção.
O segundo equipamento mostrado por Tolosa foi a Monna Lisa para impressão direta no tecido. Ela pode ser configurada para trabalhar com quatro tipos de tinta - ácida, reativa, dispersa ou pigmentada, três larguras de impressão, diferentes sistema de alimentação, ou seja, totalmente personalizada de acordo com a necessidade de cada cliente.
O software pode fazer o cálculo de impressão antes de imprimir, visando o gerenciamento total do projeto, como gasto de tinta. No Centro de Soluções, a Epson está com a tecnologia de tinta pigmento base água, mais rápida, limpa e mais ecologicamente correta - ainda mais por ser impressão digital. A tinta pigmentada pode imprimir em tecidos mistos ou 100%, com versatilidade de funcionar em algodão, viscose, poliéster e outros, dependendo da aplicação.
Na impressão direta no vestuário, foram mostradas as soluções Epson F2100 e F3070, esta uma novidade. A F2100 faz 20 peças por hora trabalhando 50% preto e 50% branco, com produtividade de 150 peças por dia. É indicada para pontos de venda e para quem está entrando no mercado.
A F3070 faz 50 peças por hora já no preto, podendo imprimir branco e colorido ao mesmo tempo, chegando a 400 peças por dia em um turno de oito horas. Esta é indicada para quem tem alto volume e demanda considerável para impressão em camisetas.
Aliás, não só camisetas; a impressão DTG é feita para impressão em algodão, mas trabalha até 50% algodão e 50% outros fios. Isso faz com que se possa aplicar em jeans, moletom, boné e outros materiais, desde que tenham algodão. A impressão no tecido preto precisa de prime e usa um pouco mais de tinta; já a branca não precisa de pré-tratamento.
A linha possui software de fácil operação, com cálculo de custo antes da impressão. Pode ser inserido custo do operador, peça de tecido e todos os detalhes para calcular o valor de venda correto ao cliente. Outro destaque é o sistema de limpeza automática, entregue mediante cabeçote de impressão para eliminar a atividade diária de lavagem manual de tubo.
Camisetas Rápido
Cláudio da Silva, diretor da Camisetas Rápido, falou de seu case de sucesso. Sua empresa nasceu em 2012, quando começou a pesquisar e entender do mercado de personalização de camisetas. “Comecei pequeno, como a maioria começa, no sublimando camisetas no quarto de casa. Hoje crescemos e temos duas unidades em São Paulo, evoluindo junto com os produtos Epson”.
Em 2014, a Camisetas Rápido passou a utilizar impressão direta no vestuário, primeiro com a F2000 e depois F2100. O principal naquele momento é que a empresa atendia na sublimação uma parcela de casos com a camiseta branca, e os equipamentos DTG permitiram a entrada em mercados como uniforme para empresas e eventos e até parcerias com lojas virtuais para impressão sob demanda. Cláudio ressaltou ainda o suporte da Epson e que já deseja evoluir para a F3070.
Rodada de Inovação
A Rodada de Inovação por Epson e FESPA Brasil prossegue na quarta-feira com foco em sinalização e CAD, contando com a CEO da GF, Luciana Andrade, revelando os 3 pilares do lucro na comunicação visual.
Na quinta-feira, último dia da iniciativa, sempre online e gratuita, será focado em rótulos, fotografia e prova de cor, com palestra sobre as oportunidades de impressão com fotografia na nova economia de baixo contato ministrada pelo Publisher da Fhox Leo Saldanha.
Faça a sua inscrição gratuita em: www.fespabrasil.com.br/rodadadeinovacao/