No relatório divulgado em 3 de maio e compilado ao longo dos últimos meses, onde se contabiliza unicamente a quantidade de equipamentos de grande formato que foram embarcados no mundo durante o período, a Roland DG despontou na primeira posição.
Ron Gilboa, diretor de produção da InfoTrends e sua equipe de consultores em Impressão industrial, esclarecem a metodologia de trabalho, explicando que o relatório reúne informações através do rastreamento de dados por categoria de produtos de todos os maiores vendedores de grande formato. Onde a Roland DG é destaque, desde o primeiro relatório realizado em 2009, dominando o mercado. Gilboa, complementa que “apesar das variações, nestes últimos cinco anos, a Roland DG se manteve líder em market share na impressão solvente de grande formato de 760 a 1.700mm de largura.”
Posicionamento confirmado pelo fato da Roland DG ter vendido em 2015 cerca de cinco mil impressoras solventes, das aproximadas 13.000 que compõem o mercado. Contudo, comparando o mercado de equipamentos solventes com as demais tecnologias de impressão para grandes formatos, no primeiro foram 50.000 equipamentos vendidos, contra 176.000 das demais.
Neste cenário a Roland DG teve 41% de participação de mercado em 2015, seguida pelas também japonesas Mimaki, com seis pontos percentais atrás; na terceira e quarta posição ficaram Mutoh e a Epson.
Com base nos dados coletados, Gilboa comenta que olhando para as tendências, a demanda global por impressoras solventes está caindo. O executivo afirma que: "Solvente de um modo geral é uma categoria de produto em declínio, porém a migração para a eco-solvente lhe dará uma sobrevida", finaliza.
"No entanto, esse segmento sofre a pressão das UV e da látex, que vêm corroendo o mercado solvente”, relata Gilboa, que continua explicando que em uma pesquisa feita pela InfoTrends sobre os investimentos planejados em novos equipamentos em todo o mundo, confirma a migração do solvente para outros tipos de tecnologia, e como razão eram apontadas questões práticas e ambientais."
Lançado em 2007 e com escritórios no Reino Unido, China, Coreia, Japão, Austrália e Israel, InfoTrends coleta dados e realiza pesquisas de mercado dentro de diferentes setores de grande formato. A empresa avalia tendências em todas as áreas de grande formato, a partir de uma mídia para sistemas híbridos e de tintas solvente para UV, além cobrir uma gama de aplicações de artes gráficas para embalagem e transportes em um estudo encomendado pela FESPA.