A APS Feiras e a ANconsulting promoveram no Senai José Ephim Mindlin, em Barueri (SP), o Seminário "Tecnologias Emergentes de Impressão e suas Aplicações". Um grande público compareceu na escola técnica para entender mais quais os caminhos que a impressão está tomando, entendendo e debatendo este novo mundo em que a impressão está inserido. O evento aconteceu também no Rio de Janeiro, com promoção do Sigraf e Abigraf-RJ.
A mesa de debates foi formada por Hamilton Costa da ANconsulting, diretor da NPES para a América Latina e como debatedores: Bruno Cialone da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), Alexandre Keese da APS Feiras e Paulo Addair do Portal de Notícias Publish. O público que lotou as salas do Senai Barueri e do Senai Maracanã foi composto por empresários de impressão, profissionais do segmento e especialistas do ramo gráfico.
No Rio, contou ainda com a presença do presidente da Sigraf e Abigraf-RJ, Carlos Di Giorgio, e de Thales Demarchi, assessor comercial do Departamento Comercial da Embaixada Norte-Americana no Brasil. Diversos temas foram apresentados durante o evento, demonstrando o amplo alcance da impressão atual, reforçando que a indústria de impressão está sempre buscando novos e revolucionários conceitos e caminhos. O mundo novo da impressão 3D foi apresentado, falando de seus aspectos e das diversas áreas por ela abrangida.
Números do mercado
O diretor da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil, Alexandre Keese, destacou em sua apresentação as descobertas do Print Census, pesquisa global de impressão realizada em uma parceria InfoTrends/FESPA que contou com a participação do Brasil e destacou tendências fundamentais dentro do segmento de impressão. Em 2017, a ExpoPrint Digital / FESPA Brasil será a primeira oportunidade do empresário gráfico conferir em terras brasileiras toda a tecnologia lançada durante a drupa 2016.
Segmentos da impressão que vêm ganhando espaço, como impressão de segurança, impressão funcional e impressão de eletrônicos, impressão biomédica, também estiveram entre os tópicos abordados pelos especialistas do setor. Áreas de impressão impulsionadas na drupa, como as novidades na impressão digital inkjet, agora em tamanhos de produção industrial também foram abordadas. Na drupa também foi apresentada a nanotecnologia nas máquinas Landa, outra grande novidade no mercado de impressão e que também foi citada no evento.
A impressão como parte de um projeto integrado de marketing, em campanhas diferenciadas e criativas, foi outro aspecto abordado. Um exemplo é o uso de códigos QR inteligentes, que integram o que há de mais eficiente em impressão com tudo o que a tecnologia - internet e redes sociais, por exemplo - pode oferecer.
A apresentação feita pelo consultor Hamilton Terni Costa foi baseada em estudo de mercado da Primir, instituto de pesquisa da NPES dos Estados Unidos, associação realizadora das feiras GraphExpo e Print. A associação reúne grandes fabricantes de equipamentos, tecnologias e insumos para a indústria gráfica.
Quem esteve presente pode ter acesso à sinopse do estudo da Primir e também conhecer o que vai ser mostrado na GraphExpo 2016, a primeira feira logo após a drupa, e que, neste ano será realizada em Orlando em setembro. Com realização e organização da ANconsulting e APS Feiras, o evento teve apoio da Afeigraf, ExpoPrint Latin America, ExpoPrint Digital, Graph Expo e Isidora.