Por conta da necessidade de distanciamento social, o número de pedidos por alimentos em delivery registrou um aumento no país. A Agência Brasil divulgou no final de abril um estudo do Instituto Locomotiva sobre o tema. 10% dos entrevistados não faziam pedidos de delivery de comida, mas passaram a fazer com a pandemia; 25% já eram clientes, mas intensificaram os pedidos e 21% mantiveram o mesmo nível de encomendas.
Quase metade (49%) das pessoas abordadas pelo instituto declarou que pretende ampliar as compras por aplicativos após o fim do isolamento social. Além disso, cerca de um terço (32%) pontuou que planeja reduzir as idas a lojas físicas. Todo esse panorama trouxe novos desafios às embalagens de entrega de alimentos e embalagens de transporte em geral.
Quando pensamos na impressão em pequenas tiragens de item para embalagem de armazenamento e transporte, a serigrafia pode ser uma boa opção para imprimir (no caso, “silkar”) logomarcas das empresas nas embalagens. E uma alternativa para quem atua em outros segmentos para superar este momento.
Denilson Gongora, gerente administrativo da Master Ink, empresa confirmada na FESPA Digital Printing e especializada na venda de equipamentos e insumos para serigrafia, relata que empresários do setor de brindes perceberam o nicho: “Nesse período de isolamento social, o setor de serigrafia em brindes foi muito afetado, pois o que movimenta a maior parte desse mercado são os eventos. Estamos observando que boa parte de nossos clientes tem inovado, realizando impressões em máscaras, frascos de álcool líquido, frascos de álcool em gel, growler, embalagens diversas para delivery, etc”.
Para o especialista da Master Ink, há benefícios nesse tipo de impressão: “O baixo custo que é incomparável com as embalagens adesivadas, velocidade na personalização dos frascos, qualidade visual no produto, durabilidade da impressão no produto quando comparado com o adesivo”. Na grande maioria dos casos, não é necessário fazer um processo pré ou pós impressão, mas isso pode depender do substrato e da tinta que o cliente irá utilizar.
A serigrafia, explica Denilson, se aplica em um leque de produtos muito grande, “mas se tratando de delivery, os clientes têm utilizado para silkar a logomarca em embalagens de isopor (embalagem de lanches, marmitex), embalagens plásticas, sacos/pacotes kraft, garrafas growler (utilizadas em choperias para entrega de chopp delivery), entre outras”.
Esta é mais uma prova que, em tempos de desafios, é importante buscar se diferenciar. “No momento atual que o ramo que movimenta nosso mercado está paralisado, precisamos buscar alternativas para se manter ativo e sofrer o menos possível com as perdas do mercado. Dessa forma, estamos buscando mercados alternativos, mercado externo e desenvolvendo novos equipamentos para se diferenciar no mercado de serigrafia”, finaliza o gerente administrativo da Master Ink.
A FESPA Digital Printing contará com a presença da Master Ink entre seus expositores mostrando suas criativas soluções para serigrafia. Faça a sua inscrição para visitar a feira gratuitamente em: www.fespadigitalprinting.com.br/visitar.