Veja os principais insights da live de abertura do FESPA Expert

Live de abertura no Instagram, apresentando os profissionais desta etapa, contou com casa cheia e uniu profissionais de diferentes áreas

Veja os principais insights da live de abertura do FESPA Expert

O segundo ano do FESPA Expert começou com tudo! A live de abertura no Instagram, apresentando os profissionais desta etapa, contou com casa cheia e uniu profissionais de diferentes áreas da impressão digital para quase uma hora e meia de uma conversa mega produtiva com uma quantidade gigantesca de insights.

Alexandre Keese, diretor da FESPA Digital Printing e responsável por conduzir as lives, frisa como a iniciativa vai agregar ao setor: “No FESPA Expert, estamos trazendo especialistas com vivências diferentes, mas que são complementares. As visões vão agregar valor de agora até a feira, para que nosso mercado tenha postura mais profissional na forma como o negócio hoje é feito, levando insights de planejamento, gestão, marketing e, claro, a tecnologia”.

O executivo completa: “Temos uma mudança de mercado: o que antes víamos como indústria gráfica, hoje está passando a trabalhar com o mercado de customização, não oferecendo um produto e sim um serviço. É uma forma do empresário do setor se diferenciar e encontrar um futuro com valor agregado melhor, mais próspero e com evolução do negócio”.

Abaixo você pode ter acesso à live completa no link. E vai uma recomendação: acompanhe a live por inteiro porque tem dica boa do começo ao fim. Abaixo, colocamos algumas frases ditas pelos especialistas Alexandre Keese, Luciana Andrade, Felipe Soares, Marcelo Giovanelli e Tiago Ferraresi.

 

https://www.instagram.com/p/CkMf0GtoDJ-/

 


Luciana Andrade

“Nosso mercado tem imensas oportunidades aparecendo diariamente em todos os cantos da impressão. E tendo a contribuição da pessoa certa o empresário pode ir longe”

“Quando você tem equipamento e consegue entender o que ele faz, você fomenta novas ideias”

“Quanto estiver no cliente, olhe de forma 360º para oferecer opções que ele nem imaginava, e isso você consegue fazer estudando o seu equipamento”

“Hoje é mais fácil gerar demanda porque nós temos o cliente ao nosso favor”

“Busque gerar recorrência com seus próprios clientes de sua carteira, testando com eles. Assim o seu CAC (custo de aquisição de cliente) é 0”

 

 

Felipe Soares

“No ramo do empreendedorismo, não tem nada mais democrático do que empreender na área de impressão, seja com investimentos maiores ou menores”

“Ninguém nasceu grande, e alguns acham que o sucesso é inalcançável. Você tem que ir à feira pensando que não é grande nem pequeno, você é parte de um todo”

“Ir à FESPA é como ir à Disney, você se maravilha com tudo e volta cheio de sonhos. É muito importante estar envolvido na feira”

“Faz parte da essência do ser humano consumir material impresso”

“Normalmente as taças são de acrílico, esta é de polipropileno, que não quebra, uma inovação no mercado de brindes mostrando sua versatilidade”

“Às vezes a gráfica grande não faz um serviço menor, como um convite de casamento, mas a pequena faz. Então elas se complementam e todos são importantes neste universo”

“Serigrafia para a área de brindes vem crescendo muito. O transfer laser e a sublimação era inclusiva na sociedade economicamente falando”

“Existe para quem está começando a mentalidade de ter muita concorrência. Mas é preciso ver que quanto mais gente estiver produzindo, mais o segmento é visualizado e mais clientes aparecem”

“Quando pensar em investimento, você precisa se responder: quem sou eu, onde eu estou e para onde eu vou”

“O grande segredo é gerar demanda, demanda, demanda até o ponto que o seu parceiro não tenha vazão de te atender e você passa a seguir seu caminho”

“Às vezes a pessoa tem medo de terceirizar porque vai diminuir o lucro, mas você pode em alguns casos ter um pouco menos de lucro, mas você vai entregar antes do prazo do cliente e manter seu cliente com você”

“Todas as experiências, até as ruins, precisam servir para o nosso crescimento”

“Você saber fazer não é resultado de gerar dinheiro”

“Três pilares do retorno financeiro: desbloquear a criatividade, trabalhar com produtividade e garantir a lucratividade”

“Não brigue por preço, brigue por qualidade, prazo de atendimento e atendimento”

 

 

 

Marcelo Giovanelli

“Vimos o caso de muitas pessoas que começaram a aprender com gráfica rápida na sala de casa, com pouco capital, e foi crescendo e agora tem uma empresa”

“Ao ajudar alguém, até abrimos uma concorrência, mas isso não é problema, porque temos um retorno em energia, com ajudas e parcerias”

“Falando em mudanças, a FESPA Digital Printing é o principal evento em gráfica rápida e impressão digital. É um investimento, e é grátis. Na feira você bebe em uma água com fonte de informações, conhecendo pessoas, equipamentos e soluções, nossos olhos ficam brilhando”

“Antigamente vendedor não ia atender trabalho pequeno, nem justificava fazer esse atendimento. A gráfica não tinha balcão para ser atendido, era tudo por meio do vendedor”

“Hoje, com a internet, há uma facilidade. Mas a gráfica grande continua sendo grande. E aí tem algo importante: o usuário do serviço gráfico ainda tem muita dificuldade de entrar na plataforma e comprar um produto impresso por ele mesmo, porque há muitas especificações de papel: gramatura, formato, cor, acabamento… a pessoa não se sente confiante ainda para fazer esse tipo de compra, é um gargalo da gráfica grande”

“A gráfica local tem um atendimento com o cliente que a gráfica grande não tem e em alguns casos nem quer pegar o serviço. Então se você tiver um atendimento eficaz não falta serviço”

“Gráfica rápida faz de tudo e hoje em dia o que menos fazemos é panfleto e cartão de visita. Mas estão se criando novas outras oportunidades”

“O nosso diferencial é atendimento”

“A pessoa compra o equipamento e esquece que precisa ter a estrutura de espaço, como o acabamento”

“Informação te faz ganhar dinheiro e não gastar dinheiro à toa”

“Muitas vezes um parceiro ou um fornecedor vale mais que um cliente”

“Eu não produzo tudo aqui dentro, eu terceirizo boa parte do que vendo. É preciso fazer contas. Dependendo do que o trabalho demanda, eu mando para um parceiro especializado naquilo”

“Depois de encontrar o parceiro, é preciso ir fortalecendo o relacionamento. Conhece, manda o primeiro trabalho, analisa, pergunta. A própria conversa vai mostrar que você conhece e você verá se a empresa entende do mercado”

 

 

Tiago Ferraresi

“Hoje estamos atuando em diferentes áreas, e uma nova é a decoração de quadros e papel e parede com obras autorais e artistas licenciados”

“Vi o quanto o mercado é carente em achar caminhos e encontrar seu lado gerencial e estratégico. E agora quero fazer o empresário pequeno e médio enxergar o mercado de maneira diferente organizando suas estruturas”

“Nossa venda é muito consultiva. No caso das plataformas, quem se identificavam eram os produtores gráficos e agências”

“A plataforma pode servir para nichos, como o caso de rede de franquias”

“No começo você investe em um equipamento sem pensar, depois você percebe que precisa comprar ar condicionado, mudar fiação da rede elétrica, e isso vai afetando o fluxo de caixa e a lucratividade”

“Estamos fazendo muitas parcerias e para quem está começando dou a dica: começa vendendo, prospecta venda e faz parceria. Na hora que você tiver um volume justificável, você faz o investimento correto. Assim você não descapitaliza e não passa por certos apuros”

“Seja leal, se junte a um parceiro correto e os dois se favorecem, aí há a troca de experiência de maquinário. Você precisa adquirir o equipamento correto e no momento correto”

“Eu nunca comprei equipamento à vista, e foi estratégico. Destinava o dinheiro a fluxo de caixa e fazia financiamento”

“Você precisa encontrar clientes que tenham os mesmos valores que você. Temos que aprender a profissionalizar o processo, com toda a base contratual e apoio jurídico. Assim seu parceiro vai ver que você vai fazer o bem para ele também”

“Procura o parceiro correto para a demanda correto, especialmente onde você não domina”

“Eu faço parceria e se o produto der muito certo, dou garantia que não vou passar a produzir a demanda. Isso gera muitos laços”

“O cliente quer solução, ele não quer saber como vai ser produzido ou por quem. O tempo de “eu tenho esse equipamento” acabou”

“Hoje a produção virou um mero commodity”

 

 


Alexandre Keese

“Quando você coloca empenho, você tem retorno constante”

“A FESPA Digital Printing vem evoluindo junto com o mercado e com todos nós: especialistas, empresários, profissionais. E podemos concentrar toda essa energia maravilhosa em quatro dias, quando todos param para refletir sobre isso. É uma explosão de ideias, e acontecendo ao vivo”

“Faz parte da evolução mudar a mentalidade para estar aberto a novas opções”

“A primeira etapa é ter uma ideia e dedicação para fazer ela acontecer. E hoje a gráfica não está mais vendendo produto gráfico, está vendendo solução”

“Hoje o pedido acontece antes da peça estar pronta”

“Uma dica essencial: a partir do momento que você conhece o equipamento, o que mais ele pode te oferecer? Algo incrível é descobrir um leque imenso de opções que podem ser feitas com o equipamento, otimizando tempo, produção e trazendo diversidade”

“A gente pode construir um modelo de negócio com o suporte de um parceiro, pensando em um produto e testando para ver se ele dá certo”

“Hoje há entidades como o Sebrae que te ajudam a apresentar um planejamento para você começar de forma correta. Há ajudas para o microempreendedor”

“Na feira, são bancos diferentes participando e cada um pode te ajudar da melhor forma dependendo de sua necessidade, como fluxo de caixa ou aquisição de equipamento”

“Hoje, com outsourcing de impressão, você tem todo o suporte por trás da empresa para manutenção do equipamento”

17 a 20 de Março de 2025
Segunda a quinta-feira das 13h às 20h
Pavilhão Azul do Expo Center Norte
São Paulo, SP - Brasil