O workshop "Novas Oportunidades de Negócios na Impressão Digital" foi um dos grandes acontecimentos da FESPA Brasil 2013. Com patrocínio da Xaar, o workshop ocorreu dentro do Congresso Internacional de Comunicação Visual e Impressão Digital. Durante quatro horas de evento, os presentes puderam entender melhor pontos da área e desmistificar alguns conceitos existentes no mercado.
Para Edsel Lonza, da Xaar, "o seminário foi para nós muito eficiente. Tivemos uma audiência de cerca de 100 pessoas, com uma qualidade de perguntas muito alta. Desmistificamos conceitos errados e tiramos dúvidas. Saímos dessa edição muito satisfeitos". A Xaar é parceira global das edições da FESPA por todo o mundo.
"Mostramos que há uma série de fatores que compõem uma boa impressão, não apenas as cabeças de impressão ou a tinta. Todos os fatores têm que mostrar uma integração. O nível do debate foi muito bom e, no final, tivemos 85% dos presentes absolutamente satisfeitos com o seminário".
No workshop, o time da Xaar explicou as diferenças entre as Tecnologias de Impressão Piezo e Sob Demanda, abordando as tecnologias de cabeça de impressão. Foram apresentadas ainda soluções para o setor, apresentando as diferentes cabeças de impressão e as soluções disponíveis no mercado.
Aplicações existentes dentro do mercado também foram apresentadas durante o workshop. Os participantes puderam ainda tirar suas dúvidas, com um alto nível de questionamentos, gerando um interessante debate. A manutenção das cabeças de impressão, tanto preventiva quanto corretiva, foi um dos focos do seminário. Os presentes puderam entender que a cabeça de impressão não é a responsável principal por problemas na impressão, e sim uma série de fatores, sendo que a impressão só será ideal se existir uma integração dentre todos os componentes.