No mercado de impressão digital, tomar as decisões corretas de investimento fará sua empresa avançar. Mas como saber qual decisão é a mais acertada?
O primeiro ponto é fazer com que sua empresa de impressão trabalhe através de processos e análise de dados. Depois, combine com os dados do mercado como um todo.
A primeira parte é com você, mas na segunda parte podemos te ajudar.
O FESPA Print Census 2023 está no ar! A maior pesquisa global do mercado de impressão digital foi lançada recentemente e estamos revelando os números exclusivos.
Veja o crescimento da indústria de impressão digital, as tecnologias em destaque e quais áreas estão no foco dos empresários. A pesquisa é uma realização da FESPA com o suporte da Keypoint Intelligence.
Com forte participação do mercado brasileiro, que foi o país com a MAIOR participação entre todas as nações, o Print Census vai te auxiliar e ser uma das bases para a tomada de decisão.
Nosso conselho é que você leia a pesquisa com calma e favorite esta página para estar sempre pesquisando o que ela revelou.
E, claro: na FESPA Digital Printing 2024 você verá ao vivo todas as tendências registradas na pesquisa. Será o momento de entender o panorama atual do setor e também aproveitar todas as oportunidades citadas no FESPA Print Census para alavancar os seus negócios.
Aumento das receitas dos empresários
Vamos começar com os números. O mercado de impressão digital tem mostrado resiliência e crescido em diversos segmentos.
As empresas de impressão relataram aumento médio de receita de 6% em todas as categorias pesquisadas desde o FESPA Print Census 2018.
Este crescimento também foi sentido nas últimas edições da FESPA Digital Printing no Brasil, com aumento na geração de negócios.
Em 2018, a receita anual média dos impressores globalmente foi de € 4,4 milhões. Em 2023, a receita média anual foi de € 4,7 milhões, apresentando um aumento anual de € 330 mil em relação a 2018-2023, independentemente do impacto econômico da pandemia.
Ainda há desafios pela frente (como interrupções contínuas na cadeia de suprimentos e pressões inflacionárias) mas, no geral, o setor está se adaptando ao cenário e encontrando novas oportunidades de crescimento.
Receita anual de impressão (2018 x 2023)
Sabemos então que o mercado está em alta, mas este crescimento está sendo impulsionado por quais razões? As principais são:
- Tempos de entrega mais rápidos
- Mais opções de personalização
- Tiragens de impressão mais curtas
Para atender a essas demandas, as empresas de impressão estão se voltando para a tecnologia que pode agilizar a produção e fornecer flexibilidade de aplicação para tiragens curtas e longas: a impressão digital, claro.
Tendo a impressão digital na sua empresa, você poderá atender com mais facilidade aos principais requisitos dos clientes, como os vistos abaixo.
Como as demandas dos clientes mudam ao longo do tempo?
Impressão sustentável sempre em jogo
O crescimento do mercado não poderá mais estar separado do pensamento no meio ambiente.
A FESPA perguntou sobre a relação dos negócios com os processos sustentáveis. Os investimentos em produtos e processos ecologicamente corretos estão aumentando - e vão precisar aumentar a cada dia mais.
Vamos explicar o motivo: 72% dos compradores de impressão estão procurando produtos, práticas ou ambos que sejam ecologicamente corretos, produzidos usando práticas sustentáveis ou ambos.
Mesmo esses tipos de investimentos podendo ser caros, 70% dos entrevistados conseguiram manter seus preços atuais ao implantar esses processos sustentáveis sem sofrer nenhum impacto negativo nas vendas.
Agora, vamos para a segunda parte da pesquisa, entrando um pouco mais fundo em segmentos:
O que a pesquisa revelou para o futuro da impressão digital têxtil? Sua adoção aumenta continuamente.
Cerca de 45% dos entrevistados que já atuam com têxtil relataram que já têm equipamento digital direto para vestuário e outros 29% planejavam investir.
O foco será em explorar ao máximo os benefícios da impressão digital como:
- Tempo de lançamento no mercado
- Criatividade
- Personalização.
Os equipamentos de impressão têxtil mais comum vistos foram:
- Inkjet de transferência por sublimação em grande formato
- Inkjet de pigmento de grande formato
- Equipamentos de serigrafia
A grande maioria dos profissionais têxteis relatou produzir regularmente têxteis para vestuário. Têxteis para decoração de interiores e produtos de linha branca também foram comuns.
Entre os equipamentos com impressão direta no vestuário mais populares entre os entrevistados, estão impressoras de transferência de calor (61%) e impressoras DTG comerciais (48%).
Cerca de 70% das empresas de comunicação visual que possuem equipamentos de serigrafia também possuem equipamentos de grande formato. Outros 15% pretendem investir em breve.
Há uma mudança contínua no uso de tinta durável base solvente para as tintas de cura UV, látex e sublimação.
Aplicações comuns de comunicação visual, como banners, letreiros e outdoors, continuam sendo uma base sólida para os negócios.
Aplicações que provavelmente representarão áreas de crescimento no futuro incluem decoração de interiores, displays de pontos de venda e envelopamento de veículos.
Mais de dois terços (68%) dos entrevistados na área de comunicação visual consideram a exploração de novas aplicações que atraem novos mercados como extremamente importante ao futuro de seus negócios.
Cerca de um terço dos entrevistados que atuam na área industrial já estavam usando equipamentos de serigrafia para aplicações de impressão industrial em suas empresas. Outros 14% planejam investir.
Entre os entrevistados da área industrial que possuíam equipamentos de serigrafia, os itens impressos com mais frequência incluíam painéis de controle (38%), placas de identificação (33%) e marcação de produtos industriais (31%).
63% dos entrevistados do setor industrial que possuíam serigrafia também possuíam equipamentos de grande formato, enquanto 14% planejava investir em grande formato no curto prazo.
Onde estão os investimentos?
Agora que entendemos por onde cada mercado vem andando, é momento de saber: quais são os principais objetivos atrás dos novos investimentos em tecnologia. O resultado foi:
- Entrar em novos mercados com novos produtos: 55%
- Aumentar a qualidade da impressão: 53%
- Reduzir o custo unitário: 52%
E quais são os 3 principais planos de compra em impressão grande formato:
Inkjet cura UV (híbrida ou mesa plana): 27%
Inkjet ecossolvente: 18%
Acabamento - corte ou contorno (CNC): 17%
Inkjet latex/resina: 14%
Inkjet transferência por sublimação: 14%
Inkjet cura UV (rolo a rolo): 13%
Acabamento - laminadora: 12%
Inkjet solvente: 12%
Inkjet base água: 11%
Transferência térmica: 11%
Inkjet sublimação direta: 11%
Tintas têxteis (sublimação, reativa, ácida, dispersa): 10%
Acabamento - corte em linha reta: 8%
Acabamento - produtos especiais (ilhoseira, etc): 5%
Eletroestático: 2%
Outro: 4%
Sem planos de compra: 22%
O FESPA Print Census 2023 mais uma vez cumpre seu objetivo de mostrar um panorama real e objetivo do mercado de impressão digital. Nossa dica é que você salve esta página para futuras consultas, para entender os caminhos que o setor está levando e se sua empresa está acompanhando esses drives de mudança, como a parte de impressão sustentável.
Para você que acessou a reportagem, temos um presente: clique aqui para acessar o arquivo do Sumário Executivo do FESPA Print Census 2023 para download, com essas e outras informações muito relevantes!